Projetos

Vereadora sugere Comenda Porto do Sol ao IGP

  • Movimentações de plenário.
    Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, a vereadora Mônica Leal.
    Vereadora Mônica Leal na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução e substitutivo da vereadora Mônica Leal (PP), que concede a Comenda Porto do Sol ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pelos serviços prestados pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP). Mônica Leal lembra que a atividade de perícia no Rio Grande do Sul é centenária tendo seu embrião no Gabinete de Identificação e Estatística, que completou 110 anos em 2017.

Na história do órgão, é registrado que, em 1937, foi criado o Laboratório de Polícia, que unificava a medicina legal com a identificação e a estatística criminal e, em 1947, foi criado o Instituto de Polícia Técnica, o qual, atualmente, é designado como Departamento de Criminalística, sendo um dos órgãos de execução do IGP.

O IGP é um órgão autônomo de segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul, previsto na Constituição Estadual. Sua incumbência versa sobre as perícias médico-legais e criminalísticas, os serviços de identificação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas em sua área de atuação. Tem por data alusiva a seu aniversário o dia 17 de julho de 1997, quando da promulgação da Emenda Constitucional nº 19, que lhe conferiu a atual nomenclatura.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Governo do EstadoInstituto-Geral de PeríciasIGP