Plenário

Vereadora sugere criação de Centro de Referência para cães-guia

Objetivo é criar e treinar animais para atendimento de pessoas com deficiência visual.

Audiência Pública com o objetivo de debater sobre o Projeto que autoriza a alteração da tripulação do Sistema de Transporte Coletivo. Na foto, vereadora Claudia Araujo.
Vereadora Cláudia Araújo na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei da vereadora Cláudia Araújo (PSD) que institui na capital o Centro de Referência para Cães-Guia (CRCG). O objetivo do espaço proposto é promover a criação e o treinamento de cães-guia para atendimento de pessoas com deficiência visual.

Segundo a vereadora, dados do Censo 2010 evidenciam que 23,92% de toda a população brasileira possui pelo menos um tipo de deficiência. A que tem maior representatividade é a deficiência visual, que atinge quase 36 milhões de pessoas, sendo que 6,5 milhões delas apresentam deficiência visual severa, isto é, cegueira ou baixa visão. “São pessoas condicionadas a limitações na locomoção, na mobilidade e no acesso ao conhecimento, à educação, ao trabalho e a outras formas de convívio social”, explica a vereadora.

O projeto ainda visa promover o atendimento, por meio de profissionais da área médica-veterinária, da psicologia e do serviço social, às pessoas com deficiências visuais. A gestão do CRGC poderá ser vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, à qual caberá estabelecer normas e procedimentos de implementação, controle, acompanhamento e fiscalização dos serviços. A proposta sugere ainda que o município busque parcerias com as universidades locais para a qualificação do atendimento e da prestação de serviço.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)