SAMU MENTAL DF

Vereadora Tanise Sabino conhece a SAMU Mental em Brasília

Vereadora Tanise Sabino com a Equipe da SAMU Mental.
Vereadora Tanise Sabino com a Equipe da SAMU Mental.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino cumpriou mais um dia de agendas em Brasília. No dia de hoje (30) foi a oportunidade de conhecer a SAMU Mental. O Distrito Federal possui um serviço de saúde mental pioneiro em todo o Brasil. É o Núcleo de Saúde Mental (NUSAM) do SAMU/192 que funciona 24h por semana, incluindo finais de semana e feriados e  conta com uma equipe especializada em saúde mental que realiza tele-atendimento e assistência in loco.

Em reunião com a equipe da SAMU Mental,  Carla Carvalho (Assistente Social) e Renata Calvacante (Enfermeira), apresentaram o histórico, os objetivos e execução deste projeto pioneiro. "Para obter atendimento pelo NUSAM, a pessoa deve ligar para o número 192 e o atendente, ao verificar a necessidade de atendimento em saúde mental, encaminhará a ligação para a equipe multidisciplinar que poderá realizar orientação por telefone ou ir ao encontro do paciente”, referiu Renata Calvante.

O perfil dos pacientes atendidos pelo NUSAM/SAMU 192 são: com sofrimento e transtornos mentais agudos, graves e persistentes; com agitação psicomotora, auto agressividade e/ou agressividade a outros; comportamento violento com riscos para si, outras pessoas e/ou ao patrimônio; em crise psicótica; com necessidade de contenção química in loco; vítimas de violência (física e sexual); dependentes químicos graves em situação de vulnerabilidade; em situações de crise, desastres, catástrofes, calamidades, emergências, mortes inesperadas ou traumáticas, entre outros, visando uma ação preventiva para situações de estresse pós-traumático.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino referiu que já esteve conversando com Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e o Coordenador da Saúde Mental do municipio, Dr. Alceu Gomes e salienta que é interesse do Executivo e do Legislativo do capital do Rio Grande do Sul também oferecer este serviço para a população de Porto Alegre