PSICOLOGOS NAS ESCOLAS

Vereadora Tanise Sabino na luta por mais psicólogos na Educação

Vereadora Tanise Sabino na luta por mais psicólogos na Educação
Vereadora Tanise Sabino na luta por mais psicólogos na Educação

Nesta última terça-feira, 22 de novembro, a Vereadora Tanise Sabino esteve em reunião na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre,  com o objetivo de debater políticas públicas envolvendo psicólogos e assistentes sociais na área da educação, conforme a Lei 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que prevê que as redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais.

 

Uma alternativa, sugerida pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Sônia Rosa foi o chamamento imediato de psicólogos do concurso vigente. O Concurso CP 644, através do Edital 77/2021, divulgou 01 vaga para o cargo de psicólogo. “A nossa proposta é chamar 16 psicólogos e organizar nas 17 regiões do Orçamento Participativo, e juntar duas regiões”, disse a Secretária de Educação.

 

Segundo a Vereadora Tanise Sabino, é muito importante ter esse olhar especial para a área da saúde mental nas escolas. “O nosso mandato como vereadora tem um compromisso com a saúde mental. Vejo essa questão de mais psicólogos nas escolas como algo fundamental para a implantação de políticas públicas na área da saúde mental e estamos atentos para lutar por essa pauta. Entendo que o chamamento destes 16 psicólogos será muito importante. Não é o ideal, pois as regiões são grandes, e 1 psicólogo não vai dar conta de todo o trabalho. Precisamos de mais psicólogos, mas entendemos que já é um começo”.

 

Segundo a Secretária Sônia Rosa, “já fizemos um estudo de impacto financeiro da contratação destes 16 psicólogos e já pedimos para a administração centralizada a solicitação de contratação destes psicólogos aprovados no concurso vigente, porque entendemos a necessidade dessa pauta. Inclusive, amanhã teremos uma reunião com o Prefeito de Porto Alegre e vamos debater este assunto”.

 

Outra questão debatida na reunião foi a necessidade de fazer um estudo para verificar a questão de contratações emergenciais. “Na realidade, a SMED precisa fazer um estudo de quantas escolas tem em cada região e quantos psicólogos e assistentes sociais são necessários para atender essa demanda”, destacou a Vereadora Tanise Sabino.

 

Como encaminhamento da reunião ficou combinado nova reunião para semana seguinte para analisar as regiões da cidade de Porto Alegre, número de escolas e indicação de quantos psicólogos por região, além do estudo do impacto financeiro.

 

Estiveram presentes a Secretária de Educação Sônia Rosa, o Secretário Adjunto de Educação Mário de Lima, o representante do Conselho Municipal dos Psicólogos Vinicius Pasqualine, a assessora parlamentar Luciane Xavier e outras autoridades do Legislativo Municipal.