Institucional

Vereadora Tanise Sabino representa Câmara de Vereadores em cerimônia de instalação de nova Frente Parlamentar Estadual

Está lançada a Frente Parlamentar em apoio à criação do Hospital Regional Federal Vale do Sinos, Paranhana e Serra
Está lançada a Frente Parlamentar em apoio à criação do Hospital Regional Federal Vale do Sinos, Paranhana e Serra

Nesta quarta-feira, 13 de outubro, a Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em apoio à criação do Hospital Regional Federal Vale do Sinos, Paranhana e Serra, que será presidida pelo Deputado Elizandro Sabino. A cerimônia foi realizada no Teatro Dante Barone e contou com diversos participantes representando mais de 23 municípios, entre eles Prefeitos(as), Vice-Prefeitos(as), Vereadores(as), representantes do Hospital e comunidade em geral. Na ocasião, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve presente representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.  

O deputado Elizandro Sabino, proponente da Frente Parlamentar, explicou que o objetivo “é reunir esforços de diferentes esferas em busca de recursos para a construção e custeio do hospital, que deve atender mais de um milhão de pessoas nas três regiões”. A proposta dos municípios é que a instituição possa atender os casos de média e alta complexidade e que seja um hospital escola mantido pelo Governo Federal. Outro objetivo da Frente Parlamentar, é discutir e realizar estudos para fazer um diagnóstico dos problemas da área da saúde enfrentados naquelas regiões. 

O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Gabriel Souza, defendeu o esforço da rede hospitalar no RS e no país para atender a demanda nesse momento de pandemia, apoiando a ideia da construção do Hospital. Por fim, parabenizou Sabino por trazer esse tema tão importante ao Parlamento gaúcho. O Presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga e Presidente da Comissão em referência ao Hospital Regional Federal, Leandro da Costa, ressaltou que ficou muito feliz, pois essa demanda se tornou realidade. Em sua fala, destacou que “pacientes precisam aguardar dois ou três anos por uma consulta ou cirurgia e que a construção de um novo hospital vai acabar com os deslocamentos de pacientes para Porto Alegre ou Canoas, onde ocorrem os atendimentos de média e alta complexidade”. 

Na ocasião, também se manifestaram a Prefeita de Sapiranga, Carina Patrícia Nath Corrêa; o Prefeito de Campo Bom e Presidente da Associação de Municípios do Vale do Sinos (Amvars), Luciano Orsi; e o Vice-Prefeito de Parobé, Alex Luís de Souza, que representou o Prefeito Diego Picucha, Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara). Os Parlamentares relataram as dificuldades dos municípios em relação a investimentos na área da saúde e que o desafio da mobilização é sensibilizar os governos estadual e federal e também os deputados federais e senadores para concretizar o projeto. A solenidade da Instalação da Frente Parlamentar está disponível, na íntegra, no link: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1224966054689648

Estiveram presentes na cerimônia: Deputado Issur Koch, que será Vice-Presidente da Frente Parlamentar; Gilmar Fuhr, Prefeito de Presidente Lucena; Mara Susana Stoppel, Prefeita de Santa Maria do Herval; Gaspar Behne, Prefeito de Lindolfo Collor; Gilnei Capeletti Vice-Prefeito de Santa Maria do Herval; Felipe Edgar, Secretário Municipal da Agricultura de São José do Hortêncio; Ramão Corso, Secretário Municipal de Saúde de Riozinho; Vereadora Marli Gehm, Presidente da Câmara de Vereadores de Ivoti; Vereador Diego Joel, Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria do Herval; Vereador João Gabriel, Presidente da Câmara de Vereadores de Estância Velha; Vereadora Susana Exner, Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Lucena, Vereadora Jordana de Lima, Presidente da Câmara de Vereadores de Araricá; Vereador  Alcírio Wiedthauger, Presidente da Câmara de Lindolfo Collor, Vereador Daniel Fernando Koehler, Presidente da Câmara de Vereadores de Gramado; Vereador Alexandre Hoffmeister, Presidente da Câmara e Vereadores de Campo Bom; Vereador Leandro, Presidente da Câmara de Parobé; Vereadora Maelen Ramão Garcia, de Araricá; Vereadora Daiane Kunzler, de Santa Maria do Herval; Vereador Evandro Fonseca da Cruz, de Nova Hartz; Vereadoras Sônia Rodrigues e Melita Rejani Knob, de São José do Hortêncio; Vereador Junior Eltz, de Taquara; Vereadores Valmir Monteiro, Valdir Cardoso, Olivia Steyledel, Marquinho Harff, Tiago Moraes dos Santos, Guto Despachante e Marconi Alexandre Ebert, de Sapiranga; e Vereadores Oseias Oliveira, Cleomar Bueno Santos, Vagner Surkampf, Adriano Ferreira e Evandro, de Sapiranga; Vereadores Genifer Engers, Jair Wingeret e Jeferson Nunes, de Campo Bom.