Posse

Vereadoras suplentes do PT e SD tomam posse no Dia Internacional da Mulher

Cris Medeiros, Maristela Maffei e Bernadete Senna foram empossadas em ato simbólico nesta segunda-feira

Posse das Vereadoras suplentes, Bernadete Senna, Cris Medeiros e Maristela Maffei em alusão ao dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher
Vereadoras suplentes assumem titularidade nesta semana (Foto: Elson Sempé Pedroso)

Em cerimônia virtual, na tarde desta segunda-feira (8/3), data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, tomaram posse na Câmara Municipal de Porto Alegre as vereadoras suplentes do Partido dos Trabalhadores (PT), Cris Medeiros e Maristela Maffei, e do Solidariedade (SD), Bernadete Senna. Elas substituirão, respectivamente, os vereadores Leonel Radde, Jonas Reis e Claudio Janta, que pediram licença por uma semana para abrir a suplência.

Ao fazer seu juramento, Cris Medeiros destacou que, por meio de sua atuação no Conselho Tutelar, também pode observar a precarização de serviços públicos em diversas áreas. “Tenho orgulho em ocupar esse espaço que ainda é de difícil acesso para as mulheres, especialmente, para as mulheres pretas de periferia. Podemos e devemos ocupar espaços de poder e lutar por políticas públicas que garantam dignidade a todas as pessoas”, afirmou.

Maristela Maffei, que já foi vereadora, apontou que se sente “emocionada em retornar à Casa. Desde 2008, que não estive mais junto, mas com a certeza de que sempre estive presente na cidade de Porto Alegre. Como representante da Lomba do Pinheiro, nossa luta continua por políticas públicas, pois sem políticas de geração de emprego e renda, por exemplo, nunca vamos conseguir ter a igualdade. Também faço o apelo por vacina para todos e pela manutenção do auxílio emergencial”.

Já a vereadora Bernadete Senna salientou que o Dia das Mulheres deve ser comemorado todos os dias. “Vivencio a luta diária de uma mulher negra, da comunidade. Gostaria de ter muito mais a comemorar nessa data. Trabalho em um posto de saúde e estamos, nos últimos 15 dias, passando pelo pior período da pandemia da Covid-19 e ainda vemos muitas pessoas sem consciência sobre a gravidade da doença. Também vejo leis brandas para muitas coisas, como a violência dentro das casas, dentro das comunidades. Para nós, mulheres negras, a situação é bem pior”, concluiu.

As vereadoras Cris Medeiros e Bernadete Senna farão parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Maristela Maffei integrará a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece). No ato, também houve homenagem à Michele Sandri, que faleceu nesta segunda-feira, vítima da Covid-19. 

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)