Plenário

Vereadores aprovam criação de Selo Empresa Amiga da Mulher

Votação do Orçamento municipal.  Vereadora Bruna Rodrigues, relatora do processo.
Vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na manhã desta terça-feira (21/12), projeto de lei que propõe a instituição do Selo Empresa Amiga da Mulher. A iniciativa da vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) visa prestigiar as empresas que se preocupam em promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

De acordo com a justificativa da proposta, o Brasil mantém um processo laboral desigual em relação aos gêneros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 55% das mulheres em idade laboral estão inseridas no mercado de trabalho. Esse indicativo, para os homens, aponta para cerca de 75%. Ainda conforme o levantamento, as mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Entretanto, mesmo com essa situação, a desigualdade salarial favorece os homens, visto que as mulheres perceberam 77% do valor correspondente ao salário dos homens para executar as mesmas tarefas no ano de 2019.

“Creio que cabe ao Poder Público fomentar políticas públicas que diminuam as desigualdades de gênero, em todas as suas espécies, inclusive no mercado de trabalho. Desta forma, a instituição deste selo auxiliará em um maior engajamento das empresas por ações de promoção à igualdade de gênero”, explica a vereadora.

Texto

Grazielle Araujo (reg.prof.12855)
Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)