Plenário

Vereadores aprovam duas frentes parlamentares

  • Sessão ordinária semipresencial. Na foto, vereador Gilson Padeiro
    Vereador Gilson Padeiro (PSDB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão hibrida. Na foto vereador Mauro Pinheiro.
    Vereador Mauro Pinheiro (PL) (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram, na tarde desta quarta-feira (16/6), durante sessão ordinária, a formação de duas frentes parlamentares. Os requerimentos foram votados em bloco, conquistaram a unanimidade do plenário e visam qualificar os serviços no Extremo Sul da cidade, assim como a cooperação entre a capital gaúcha e Portugal.

Serviços

De autoria de Gilson Padeiro (PSDB), a Frente Parlamentar sobre a Prestação de Serviços Públicos no Extremo Sul de Porto Alegre, assinada por outros 11 parlamentares, busca a melhoria da infraestrutura na Região. Em sua justificativa ele refere que a distância do Centro da cidade dificulta que os serviços requisitados pela comunidade cheguem até o local. Para Padeiro, precisam ser qualificadas as podas de árvores, instalação de redes de esgoto pluvial e cloacal, iluminação pública e pavimentação de estradas, ruas e avenidas com grande tráfego de veículos.

O Extremo Sul da Capital gaúcha é composto pelos bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami e Ponta Grossa. Tem cerca de 116 quilômetros quadrados, o que representa 24,36% da área, mas, apenas 35 mil habitantes, o que representa 2,5% da população da cidade.

Cooperação

Já a Frente Parlamentar entre Porto Alegre e Portugal, apresentada pelo vereador Mauro Pinheiro (PL), tem como objetivo promover a cooperação mútua em projetos de interesse econômico, cultural, científico e tecnológico com o país europeu. A meta é a ampliação do diálogo, tanto entre o governo português e seus representantes quanto com a comunidade portuguesa e suas principais lideranças no Brasil.

Para o autor, o trabalho permitirá a adoção de um intercâmbio produtivo de experiências, programas e políticas públicas para a promoção do do desenvolvimento e prosperidade da capital gaúcha. Pinheiro ressaltou a sua descendência portuguesa; disse que é amante dos costumes e da cultura, assim como participante ativo das festividades da Casa de Portugal em todo o Estado.

 

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)