Vereadores aprovam homenagem a sargento e ao 9º BPM
Plenário também votou período de Comunicações que destacará pessoas com deficiência.
Na tarde desta quarta-feira (16/8), no inicio de sessão extraordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras aprovaram, por aclamação, requerimento do vereador Paulo Brum (PTB) e projeto de resolução do vereador Idenir Cecchim (PMDB). O primeiro destina o período de Comunicações da próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, para lembrar pessoas com deficiência. Essa homenagem estará inserida na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, celebrada de 21 a 28 de agosto.
Já a proposta de Cecchim concede o Diploma Honra ao Mérito ao segundo-sargento Eriston Mateus de Moura Santos e ao 9º Batalhão de Polícia Militar. Criado em agosto de 1955, o 9º BPM teve como embrião a 1ª Companhia de Policiamento, como destaca o vereador. Em junho de 1970, por decreto, lembra ainda o proponente da homenagem, passou a ser conhecido pela atual denominação. Atualmente, esse Batalhão tem sob sua responsabilidade o policiamento de 15 bairros da cidade e das ilhas do Delta do Jacuí.
Sobre o sargento Santos, Cecchim destaca ser ele natural de Cachoeira do Sul, tendo ingressado no Pelotão de Operação Especiais (POE), do 9º BPM, em 2009, após curso de formação. Contudo, em 5 de outubro de 2012, Santos junto com colegas da BM, durante ocorrência no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, onde manifestantes estavam depredando o boneco inflável do Fuleco – mascote da Copa do mundo de 2014 -, foi atingido por um paralelepípedo que partiu seu capacete, atingindo em cheio sua cabeça. Atualmente, acometido por enfermidade que não mais lhe permite continuar trabalhando, foi reformado como segundo-sargento.
Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. 7400)