Plenário

Vereadores aprovam renovação de contratos emergenciais de professores

Presidente Márcio Bins Ely recebe grupo de professores temporários da SMED em busca de celeridade para projeto que permite renovações nos contratos.
Grupo de professores havia sido recebido pelo presidente Márcio Bins Ely (PDT) e reivindicava a renovação da contratação temporária (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, pela unanimidade dos parlamentares presentes na sessão desta segunda-feira (21/6), o projeto de lei do Executivo que autoriza a prorrogação dos contratos temporários de professores, iniciados em 2019 em razão do período de calamidade pública. Pela proposta, fica alterada a Lei nº 12.677, de 24 de janeiro de 2020, possibilitando a prorrogação dos referidos contratos a contar de 1º de maio de 2021 até o fim do ano letivo. Duas emendas apresentadas ao projeto, que previam a realização de concurso após o prazo da prorrogação, foram votadas em bloco e rejeitadas por 20 votos a 13.

Atualmente, há 1.069 vagas de contratos temporários para professores da rede municipal autorizadas pelo Legislativo. Conforme jutificativa do prefeito Sebastião Melo à proposta, em levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi constatado que 173 contratos estão com previsão de término ao longo dos meses, em especial nos meses de maio e outubro. “Tal numerário possui grande relevância para a manutenção das aulas considerando as dificuldades impostas pelo estado de calamidade pública provocado pela Covid-19”, argumenta.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)
Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)