Plenário

Vereadores aprovam seis moções

  • Movimentação de plenário. Vereador Delegado Cleiton
    Vereador Delegado Cleiton (PDT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadora Psicóloga Tanise Sabino na tribuna
    Vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram nesta quarta-feira (6/10), em sessão híbrida, seis moções que foram apreciadas no Plenário Otávio Rocha. A primeira moção de solidariedade, de autoria do vereador Alvoni Medina (Republicanos), requer apoio “à criação das Varas Especializadas do Idoso nas Comarcas do Rio Grande do Sul e, especialmente, na capital, com intuito de conferir a proteção integral da pessoa idosa e assegurar a efetivação de seus direitos. Já a segunda moção de solidariedade, também de Alvoni Medina, requer apoio “ao Projeto de Lei nº 2634/2021, de autoria do senador Romário (PL), que altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para possibilitar a concessão de habilitação em todas as categorias a pessoas surdas ou com deficiência auditiva”.

Também foi aprovada a moção de solidariedade em apoio “à derrubada do veto orçamentário de recursos destinados à duplicação da Estrada Caminho do Meio". A moção foi assinada pelos vereadores Jonas Reis (PT), Roberto Robaina (PSOL), Aldacir Oliboni (PT), Leonel Radde (PT), Pedro Ruas (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Airto Ferronato (PSB), Karen Santos (PSOL), Daiana Santos (PCdoB), Laura Sito (PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB).

O vereador Delegado Cleiton (PDT) teve aprovada moção de repúdio, de sua autoria, contra a proposta de emenda à Constituição – PEC nº 32/2020, chamada PEC da Reforma Administrativa, em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, de autoria do Poder Executivo Federal. 

Já o vereador Cassiá Carpes (PP) apresentou moção de solidariedade ao árbitro Rodrigo Crivellaro Dias da Costa e ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul em razão da lamentável e covarde agressão sofrida na partida entre o Guarani, de Venâncio Aires, e o São Paulo, de Rio Grande, válida pela 12ª rodada da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.

E, por fim, o plenário ainda aprovou moção de repúdio, apresentada pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB), à escritora Jéssica Düber, em virtude de sua coletânea intitulada "Morrer de Forma Determinada, manual para um suicídio racional".

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:repúdiosolidariedademoção