Vereadores celebram a abertura da colheita da uva e da ameixa
Neste fim de semana e no próximo, será realizada a 27ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre
A colheita da uva e da ameixa em Porto Alegre foi aberta oficialmente nesta terça-feira (9/1). A cerimônia, que precede a realização da 27ª Festa da Uva e Ameixa da Capital, ocorreu na propriedade do produtor Rogério Salomoni, no Bairro Vila Nova, com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Valter Nagelstein (PMDB), e dos vereadores André Carús (PMDB) e Reginaldo Pujol (DEM), além do prefeito em exercício, Gustavo Paim.
Ao falar em nome do Legislativo, Nagelstein comentou sua identidade com a produção primária por ser natural de Bagé. Elogiou ainda a estrutura da Smic - hoje Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico -, da qual foi secretário, e recordou algumas ações realizadas por ele à frente da pasta, em conjunto com o Sindicato Rural de Porto Alegre. O presidente salientou o seu apoio para a abertura de pontos de feiras de produtos orgânicos colhidos dentro da zona rural do município e de sua interlocução em favor do cancelamento da cobrança de IPTU das propriedades rurais que, de fato, promovem a atividade primária.
Atualmente, o Sindicato Rural contabiliza 700 produtores de diversos produtos cadastrados, mas o número estimado total é de 1,2 mil produtores. Além dos hortifrutigranjeiros, Porto Alegre responde por 2 mil hectares entre soja e arroz plantados principalmente no Lami e nos limites com Viamão. Segundo o presidente do Sindicato, Cléber Vieira, a colheita dos produtores rurais da Zona Sul para a safra 2017/2018 deverá registrar uma queda de 30 toneladas em relação ao período anterior (2016/2017). Serão 90 toneladas contra 120 toneladas na comparação entre os dois biênios. As duas causas para a quebra de 25% na colheita, segundo ele, foram o inverno considerado muito quente no ano passado e as chuvas fortes que atingiram a região.
A 27ª Festa da Uva e Ameixa ocorrerá nos dias 13 e 14, 20 e 21 de janeiro, das 9 às 20 horas, no CTG Estância da Figueira, na Rua Doutor Vergara, 5.345, Bairro Belém Velho, vizinho do Bairro Vila Nova. O evento é uma realização da Associação Comunitária Belém Velho e do CTG Estância da Figueira com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, do Sindicato Rural e da Emater.
Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)