Plenário

Vereadores celebram transcurso do Dia do Soldado

Data é comemorada em 25 de agosto pelo Exército Brasileiro

Homenagem ao dia do Soldado.
Cerimônia foi acompanhada por representantes de diversas forças públicas (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Durante o período de comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (23/8), a Câmara Municipal de Porto Alegre destacou o Exército Brasileiro pelo transcurso do Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto. A proposta da homenagem foi feita vereadora Mônica Leal (PP), através da Mesa Diretora.

Demonstrando sua gratidão e respeito pela instituição militar, Mônica Leal parabenizou os soldados pela dedicação em serviço ao país. "Verdadeiros defensores da nossa pátria", disse. A vereadora lembrou de Duque de Caxias, por acreditar ser uma história de exemplo que rege a caminhada de cada jovem que inicia a carreira militar. Ela ainda destacou que os soldados enfrentam diversos desafios, e um deles é a operação no Rio de Janeiro. Mônica lamentou a morte de três militares assassinados no confronto com criminosos. "Quando o Estado perde o controle da força pública, urge as forças armadas para que a ordem se estabeleça". Comprometida com a causa da segurança pública, a vereadora afirmou que a população clama por segurança na esperança de um Brasil de paz para a sociedade.  

O comandante Militar do Sul, general Geraldo Antônio Miotto, ao agradecer a homenagem, lembrou que o reconhecimento dos militares deve-se, historicamente, muito ao patrono da instituição. Segundo Miotto, Duque de Caxias foi essencial para a Guerra do Paraguai e para pacificar as diversas revoltas que eclodiram naquele período, inclusive a Revolução Farroupilha. O general destacou também o papel das Forças Armadas em tempos de paz, quando contribuem para o desenvolvimento nacional. Exemplificou com a atuação contemporânea dos militares em Roraima para a recepção dos refugiados venezuelanos e no Rio de Janeiro, combatendo o tráfico de drogas e fortalecendo a segurança pública. “Apesar das recentes baixas na intervenção federal no Rio de Janeiro, continuaremos trabalhando para cumprir nossa missão. Temos muito orgulho da nossa profissão. Se hoje o Exército é uma das instituições nacionais com maior índice de credibilidade, não é pela força das armas, mas pelo valor dos homens e das mulheres que vestem a farda”, afirmou.

Vereadores 

Também saudaram a data diversos vereadores: 

IMPRESCINDÍVEIS - “Mais um dia dos que doam suas vidas para o bem comum”, declarou a Comandante Nádia (MDB), que defendeu mais reconhecimento pelo trabalho do Exército. Para ela, a data comemorativa, além de ser daqueles gerenciam confrontos, também é dos que auxiliam nas vacinações e que levam a paz a diversas nações. De acordo com a vereadora, os soldados são imprescindíveis para que a população tenha paz e segurança. Ela também falou sobre a honraria de servir as forças armadas e a legitimidade da atuação da instituição no Estado gaúcho e no resto do país. “Nós seguimos fortes, determinados e encorajados em proteger a sociedade brasileira”. (MF)

PAI - João Bosco Vaz (PDT) relatou sua forte ligação com os valores do Exército através de seu pai, que serviu ao quartel de sua região, em Bagé. Emocionado, o vereador disse que é muito agradecido pela educação que teve de seu pai militar e declarou que ele soube lhe dar princípios, impor limites, e, acima de tudo, fez com que o respeitasse e reconhecesse a hierarquia. “Quero deixar meu abraço aos soldados”. (MF)

PRESTIGIO - O vereador Valter Nagelstein (MDB), presidente da Câmara Municipal, considerou ser importante prestigiar o trabalho dos militares diante da situação em que vive o país. “Um Brasil tão maltratado, tão descuidado, que nós deveríamos amar inspirados no exemplo dos soldados que servem o seu país”. Ao resgatar a história da instituição, Nagelstein declarou que os militares sempre estiveram em defesa da cidadania brasileira e na luta pela liberdade e democracia. Conforme o presidente, os cidadãos também carregam a missão de resgatar o país, permitindo que o Exército possa obter instrumentos adequados para defender a população. "Muito obrigado pelo sentimento de missão e edificação de um país que todos nós queremos". (MF) 

RESERVA - Márcio Bins Ely (PDT) chamou atenção para o aniversário de 90 anos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Porto Alegre. Classificou sua passagem pelo Exército como uma experiência marcante. “Tenho orgulho da instituição, tenho amigos que vestem a farda e só tenho boas recordações”. Concluiu anunciando sua certeza de que todo jovem que servir as Forças Armadas “sairá melhor do que quando entrou”. (AM)

ADMIRAÇÃO - Idenir Cecchim (MDB) lamentou não ter tido a oportunidade de servir ao Exército. Justificou, explicando que é originário de um município distante do interior, localidade que não possuia quartel próximo. “Meu primeiro contato com a instituição foi quando ainda era pequeno. Presenciei o enterro de um oficial e percebi o carinho e a integração entre os militares e familiares. Desde então, a admiração só aumentou”, disse. (AM)

VÍNCULOS - Reginaldo Pujol (DEM) recordou que seus vínculos com o Exército remontam ao 5º Regimento de Cavalaria de Quaraí, sua cidade natal, e ao Batalhão Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Reiterou os cumprimentos, prestígios e homenagens ao Exército, Marinha, Aeronáutica e Brigada Militar. “Representam a própria constituição nacional”, declarou. (AM)

Presenças

Também acompanharam a homenagem da Câmara Municipal o antigo chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general de Exército José Carlos de Nardi; o ex-secretário de Segurança do Estado, general de Brigada Edson Oliveira Goulart; o assessor de Relações Institucionais do Comando Militar, general de Brigada Luiz Carlos Rodrigues Padilha; o comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, capitão de Mar e Guerra, Amaury Marcial Gomes Júnior; do Comando do 5º Distrito Naval, o presidente da Força do Comando da Ala 3, major Aviador Leandro da Silva Souza; e o presidente da Força Expedicionária Brasileira Jorge Krieger de Melo. 

Textos: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
                    Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:25 de AgostoDia do Soldado