Sessão Solene

Vereadores homenageiam bombeiros vítimas de incêndio na SSP

Sessão Solene de Outorga de Diplomas Honra ao Mérito aos senhores: primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Deroci de Almeida da Costa (in memoriam) e ao segundo-sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós(in memoriam)
Homenagem foi recebida pelos familiares dos dois militares que morreram no sinistro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na tarde desta terça-feira (21/12), Sessão Solene para a outorga In Memoriam de Diplomas Honra ao Mérito aos oficiais bombeiros primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa e segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós. Eles perderam a vida no incêndio da sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS), em 14 de julho deste ano. No incêndio, o prédio da SSP-RS foi completamente destruído e parte dele desabou, provocando a morte dos dois bombeiros. Costa tinha 46 anos, deixou esposa e dois filhos. Munhós tinha 51 anos e deixa uma filha.

Em sua manifestação, na solenidade que foi presidida pela vereadora Comandante Nádia (DEM), o vereador Pablo Melo (MDB) prestou sua solidariedade aos familiares, aos integrantes da corporação e das forças de segurança. “São homens e mulheres que escolheram colocar o bem coletivo acima de suas próprias vidas”, destacou. Ele cobrou a necessidade de sempre manter a luta por maior apoio material e de pessoal para que os riscos aos servidores sejam minimizados. Afirmou ainda que “a morte em serviço não deve ser o fim” e que homenagens como essa representam o reconhecimento da cidade de Porto Alegre à força coletiva dos soldados que se dedicam à Segurança Pública. “Se nós vivemos mais tranquilos em sociedade é porque sabemos que temos gigantes heróis como o Tenente Deroci e o Sargento Munhós, que colocaram as suas próprias vidas para proteger cada um que ocupava a sede da SSP no momento da tragédia”.

Juramento

Na oportunidade, Mário Ikeda, Secretário Municipal da Segurança, disse da importância de eventos institucionais para lembrar os colegas que tombaram em serviço. “São servidores que tem amor e dedicação à causa e levam o juramento a sério, não apenas como um ato formal, mas que os leva a exposição ao risco para defender a sociedade”. Já o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Coronel Marcelo Frota, enalteceu os tenente Deroci e o sargento Munhós e disse que o Corpo de Bombeiros desempenha suas funções de forma “dadivosa” em defesa da sociedade.

Antes da entrega dos diplomas e medalhas, Kátia Silene dos Santos, irmã do tenente Deroci, que falou em nome dos familiares, agradeceu a homenagem, o acolhimento e ressaltou que a tragédia vivida pelas famílias está servindo para um maior apoio ao Corpo de Bombeiros. Ainda participou da mesa dos trabalhos Ubirajara Pereira Ramos, o coordenador geral da Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs).

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)