Plenário

Vereadores manifestam solidariedade à luta contra o feminicídio

Movimentações em Plenário durante a Sessão Ordinária. Aprovação da Moção Conjunta de apoio ao Levante contra o Feminicídio, proposta pela Vereadora Bruna Rodrigues.
Moção foi aprovada por unanimidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade a Moção de Solidariedade à ação Levante Feminista contra o Feminicídio. De autoria das vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos, ambas do PCdoB, o requerimento engaja o Legistativo da capital gaúcha à mobilização nacional contra o assassinato de mulheres.

De acordo com o texto, a matança de mulheres é visto como “um verdadeiro genocídio”, assim como ocorre com os povos negro e indígena. Segundo as autoras, no primeiro semestre de 2020 foram mortas 648 mulheres brasileiras, “a maioria negras e vivendo em duríssima desigualdade social”.

A moção ainda refere que a violência contra as mulheres “é um problema estrutural da cultura machista, racista e homo-lesbo-transfóbica, que nega às mulheres o direito a uma vida livre e plena”. Entendem que é “imprescindível” que os setores democráticos da sociedade reconheçam que as violências contra as mulheres devem ser enfrentadas com programas consistentes e lembram mulheres que pereceram na luta pela igualdade, como a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), assassinada há mais de três anos, na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de março de 2018.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Moção de Solidariedadefeminicídio