Educação

Vereadores mirins do Israelita são diplomados na Câmara

Visita dos vereadores mirins do Israelita ao Plenário Otávio Rocha Foto: Elson Sempé Pedroso
Visita dos vereadores mirins do Israelita ao Plenário Otávio Rocha Foto: Elson Sempé Pedroso

O Colégio Israelita Brasileiro diplomou os oito vereadores mirins da cidade-laboratório de Ir Ktaná, na tarde desta segunda-feira (21/9), em sessão no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. Os alunos foram recebidos pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB) e pelo coordenador do Memorial da Casa, Jorge Barcellos, e, depois da solenidade, realizaram uma visita orientada pela Casa.

Os vereadores mirins são estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental do Israelita e exercerão mandatos-tampão até abril de 2010, quando serão realizadas novas eleições para mandatos de um ano. As atividades começarão no dia 23 de setembro, data de inauguração da Ir Ktaná, instalada na área do colégio. Foram diplomados na Câmara: Deborah Leistner Segal, Eduado Volpato Folberg, Ana Paula Strazas, Salo Jovigelevicius, Gabriela Garbarski, Luiza Oliveras Dorfman, Laura Sprinz e Yaffa Bruxel Rabeno.

Valter Nagelstein definiu a diplomação dos vereadores mirins como um dos momentos mais importantes de seu mandato na Câmara. O vereador cumprimentou a iniciativa inovadora e o esforço do Israelita para realizar o sonho de construir a minicidade como forma de promover o exercício da cidadania desde a infância.
 
Jorge Barcellos disse que o projeto Ir Ktaná é uma inovação pedagógica que deveria servir de modelo para as demais escolas. Na sua opinião, é preciso exercer a cidadania desde a mais tenra idade. "Sejam bem-vindos ao mundo da política", afirmou às crianças. Barcellos lembrou que o Memorial da Câmara oferece, gratuitamente, diversos projeto de educação política para as escolas. 

Além de Nagelstein e Barcellos, compuseram a Mesa da solenidade o presidente da entidade mantenedora do Colégio Israelita, Marcelo Gus; a diretora da escola, Mônica Carvalho; e o professor Ricardo Martinez Fortes. 

A Ir Ktaná

Com inauguração prevista para 23 de setembro no terreno do Colégio Israelita, a minicidade Ir Ktaná faz parte do projeto pedagógico de mesmo nome desenvolvido pela escola. Inspirada na cidade de Sfat (Norte de Israel), a Ir Ktaná foi construída para os alunos trabalharem os princípios da cidadania, do judaísmo, da ecorresponsabilidade e do empreendedorismo. É composta de Prefeitura, Câmara, sinagoga, banco, centro cultural, empresa multimídia de rádio e jornal, núcleo de ciência e tecnologia, incubadora, loja, supermercado, casa de família, espaço verde e praça da cidadania. O projeto pode ser conhecido no hotsite www.cidadelaboratorio.com.br, do site www.colegioisraelita.com.br

Informações  com o professor Ricardo Martinez Fortes, do Colégio Israelita: fone (51) 9707-8468, e-mail rmartinez61@hotmail.com

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)