Visita

Vereadores pedem melhorias em posto de saúde da Vila Conceição

Unidade atende 12 mil pessoas e sofre com a falta de água e de servidores

Visita à Unidade de Saúde Marcelo Martins Moreira, na Vila Maria da Conceição. Na foto, a enfermeira Isabel Hentges mostra a estrutura do posto aos representantes da Cosmam, os vereadores Aldacir Oliboni e André Carús.
Vereadores da Cosmam verificaram os principais problemas enfrentados pela unidade de saúde (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizaram visita na manhã desta quinta-feira (7/3) na Unidade de Saúde da Vila Maria da Conceição – Marcelo Martins Moreira, que fica na zona leste da capital. O objetivo foi verificar as instalações da unidade, que estão sem manutenção e ainda sofrem com a falta de água e de servidores.

Conforme a coordenadora do local, enfermeira Isabel Cristina Hentges, falta manutenção de equipamentos e de móveis, o que dificulta a execução do trabalho dos servidores. “Temos uma cadeira odontológica que precisa de reparo há quatro meses, além de cadeiras estragadas e da bancada da recepção da unidade”, explica. A servidora informou ainda que são atendidas cerca de 12 mil pessoas por mês na Unidade Vila Maria da Conceição e a equipe de Saúde da Família é composta por três médicos e quatro enfermeiros. “Existe uma deficiência de médicos e de técnicos de enfermagem, e isso prejudica ainda mais o andamento dos atendimentos. Na unidade existe uma sala de vacina, sala de medicamentos, de curativos e de acolhimento, mas a falta de servidores ainda é nossa principal necessidade”.

Outra questão fundamental que foi abordada pela coordenadora é a falta de água, que é recorrente na região. A unidade possui um reservatório, porém ocorrem vazamentos e a manutenção, que é terceirizada, é ineficiente. “A empresa contratada pelo Executivo não cumpre os prazos de atendimento e ne resolve as questões de vazamento do nosso reservatório. Também existe uma câmara fria que serve para resfriar as vacinas mas que, no momento, não funciona”. 

Executivo

A gerente distrital de saúde Partenon e Lomba do Pinheiro, Cristiane Jovita, destacou que a unidade foi reformada em junho de 2018 e já melhorou muito sua estrutura. Com relação à falta de água, a gerente diz que essa questão foi encaminhada para o setor de engenharia e que será enviado um reservatório de 500 litros para suprir a necessidade da unidade de saúde. Sobre a câmara fria, está buscando resolver com a empresa contratada para que realize a manutenção do equipamento o quanto antes. “Essa unidade já enfrentou dificuldades maiores, com a questão da violência no local e com a falta de estrutura na área da saúde para atender a população”. Sobre a falta de médicos e enfermeiros, lamentou e disse que isso perpassa por uma dificuldade que o Executivo enfrenta com a falta de recursos para contratação de novos servidores. 

Comissão

O presidente da Cosmam, vereador André Carús (MDB), e o vereador Aldacir Oliboni (PT) encaminharão um pedido de providência ao Executivo elencando todas as necessidades relatadas pela unidade de saúde e prometeram retornar no local dentro de 40 dias para fiscalizar o retorno da demanda. “Esses pontos vamos encaminhar à prefeitura e vamos buscar respostas para que a comunidade não seja a principal prejudicada”, conclui Carús.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)