Plenário

Vereadores prestam homenagem a Brasinha, que está deixando a Câmara

Brasinha deixou a Câmara hoje para o retorno do titular, Carlos Casarteli Foto: Tonico Alvares
Brasinha deixou a Câmara hoje para o retorno do titular, Carlos Casarteli Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
No período destinado às manifestações de Comunicações, Grande Expediente e Lideranças, na sessão plenária desta quinta-feira (5/3) da Câmara Municipal de Porto Alegre, além de abordar temas da cidade, os vereadores prestaram homenagem a Alceu Brasinha (PTB), que está deixando a Câmara para o retorno de Carlos Casarteli como vereador titular.

PRÓTESES - Paulinho Motorista (PSB) relatou sua preocupação com o uso ilegal e indevido de próteses médicas. "É uma vergonha que os cidadãos sejam submetidos a uma cirurgia forçada por causa da máfia das próteses que vem se formando", disse. O vereador afirmou que não se pode generalizar o assunto e incriminar toda a classe médica, contudo, é preciso maior fiscalização do poder público para com os profissionais da saúde, no intuito de que este tipo de golpe não ocorra mais. "Hoje, pessoas estão aleijadas e em situação pior do que antes por causa de uma cirurgia que não era necessária, mas foi feita por ganância de dinheiro", afirmou. (JD) 

CRISE - Fernanda Melchionna (PSOL) falou sobre a crise que o Brasil está passando por causa das denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras. Segundo a vereadora, grandes empreiteiras doaram relevantes quantias em dinheiro para partidos políticos, no intuito de, posteriormente, serem beneficiadas com ações da Petrobras, às custas de repasses fiscais abusivos à população. "Para o trabalhador repassaram mais arrocho salarial e demissões. Passadas as eleições, vemos que nada mudou e a crise da Petrobras mostra que os grandes partidos entram e saem do poder e o povo trabalhador é quem sai perdendo", disse. Fernanda ressaltou que o PSOl é contra a privatização da Petrobras e afirmou que continuará na luta a favor do cidadão e contra as políticas antipopulares. (JD) 

PRAÇA - Reginaldo Pujol (DEM) afirmou que esteve, nesta semana, visitando a Praça Florida, situada na Avenida Farrapos, em Porto Alegre. "No passado esta praça foi palco de belas competições esportivas, mas, hoje, infelizmente, aquela área está desatualizada". O vereador afirmou que é preciso melhorar as condições da praça para que ela volte a ser um espaço de promoção do esporte. Pujol destacou também que a promoção da reutilização da área deve ser uma ação do governo municipal, "para que as crianças que ali perto residem tenham um local para aprender se divertindo e brincando com o esporte". (JD) 

POLÍTICA - Idenir Cecchim (PMDB) afirmou que o senador Aécio Neves (PSDB/MG) já havia denunciado a venda de ações da Petrobras pelo Partido dos Trabalhadores (PT) a grandes empreiteiras. Sua fala foi em acordo com o relato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), que dedicou o seu tempo de Comunicação ao assunto. O vereador falou ainda que leu nos jornais, hoje, que o ex-deputado Paulo Odone está insatisfeito com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o qual não o nomeou para nenhum cargo ainda. "Ele deveria querer ajudar a resolver os problemas do estado, ao invés de ficar pedindo para ser nomeado", disse. O vereador disse que este ato é um abuso de políticos que não se elegem e ressaltou que todos os cidadãos devem se indignar com tantos pedidos de cargos. (JD) 

MUNICIPÁRIOS - Jussara Cony (PCdoB) defendeu os funcionários do poder público municipal. Falando enquanto líder da oposição e presidente da Comissão em Defesa do Serviço Público, Jussara cobrou que o Executivo mantenha a isonomia e equidade entre estes trabalhadores, sem qualquer redução nos recursos destinados a estes funcionários. "Por isso, convido todos os vereadores a participar da audiência que teremos com os municipários na noite desta quinta-feira para que consigamos encontrar soluções conjuntas para o problema do efeito cascata", frisou. (CV) 

CONSCIENTIZAÇÃO - Bernardino Vendruscolo (PROS) acredita que, atualmente, não é mais possível dar muita ênfase aos conceitos de esquerda ou direita na política, pois estas definições teriam perdido parte do sentido. No lugar destes, deveria se colocar a conscientização do eleitor. "Nossos eleitores devem votar naqueles que, de fato, têm condições de representá-los bem", sustentou. Para reforçar a necessidade de fazer política com base em princípios, não em benefícios pessoais, Bernardino lembrou de sua própria trajetória. "Poderia ter entrado na base do governo, mas vinculei minha entrada ao encaminhamento de alguns projetos nos quais acredito. Disseram a mim que não era possível, então não entrei na administração municipal, embora volta e meia vote com o governo. Acredito que devemos proceder assim." (CV)

UNICEF - Rodrigo Maroni (PCdoB) destacou dados da Unicef sobre a violência urbana no Brasil. Quase 40% dos jovens que morrem no país são por assassinato. Todos os dias, entre 24 e 30 jovens vão a óbito em decorrência da violência no país. Com isso, o Brasil é, em números absolutos, o segundo lugar em que mais se mata jovens no mundo. Rodrigo mencionou que o prognóstico é de que, até 2019, mais de 40 mil adolescentes morrerão por homicídios, sobretudo os negros, que tem três vezes mais chances de serem mortos do que os brancos. "É importante que aqui na Câmara nós trabalhemos para Porto Alegre entrar em projetos da Unicef que combatem a vulnerabilidade social e incentivam o ingresso de jovens nas incubadoras", propôs. (CV) 

ANIMAIS - Marcelo Sgarbossa (PT) exibiu o vídeo de uma matéria jornalística da TV Record em que ele era entrevistado a respeito de seu projeto de lei que permite o transporte de animais na rede de ônibus da cidade. "Transportamos o animal numa caixa, tudo dentro das normas, e a população acolheu muito bem, considerou uma boa ideia. A partir daí, fica claro que devemos aprovar uma lei neste sentido", defendeu. (CV)

FUTEBOL - Tarciso Flecha Negra (PSD) falou sobre a importância dos vereadores saírem para as ruas e estarem envolvidos com os problemas da comunidade. Tarciso comentou sobre a visita na praça Florida, que enfrenta diversos problemas. Referiu-se ao vereador Alceu Brasinha (PTB), e sobre as diversos passeios em seu caminhão nos dias de jogos. "Não importa o time que esteja dentro de campo. É um torcedor, é assíduo e quer ver o Grêmio sempre lá em cima." Falou sobre os bons projetos que o vereador realizou na Câmara Municipal. E também sobre o projeto de Brasinha sobre o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios e completou: "Infelizmente, vemos os torcedores entrando nos estádios com teor elevado de álcool." (CPA)

HOMENAGENS - João Carlos Nedel (PP) homenageou Brasinha, que está deixando a Câmara. "Você sempre será vereador da Casa. Será sempre bem-vindo aqui." Falou também sobre os 242 anos da Câmara de Porto Alegre e solicitou à agência dos Correios um selo de homenagem ao dia 6 de setembro. "Em 2010, foi lançado o primeiro selo em tecido, no Brasil, que foi lançado em homenagem ao Sport Club Corinthians." Complementou que a Capital gaúcha desenvolveu alguns selos em homenagem ao Padre Landel de Moura. Nedel também convidou os vereadores para uma reunião no dia 11 de março que tratará da ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho. (CPA)

OBRAS - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre os compromissos da administração pública de Porto Alegre em relação a obras e serviços. "A gestão pública de Fortunatti e Mello apresenta uma postura cansada. É apresentado um conjunto de obras e as mesmas não andam, ou andam se arrastando." Falou sobre a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho e sobre o projeto de construção de uma estação de tratamento de esgotos no bairro Ponta Grossa. Falou ainda sobre as obras realizadas no período da Copa do Mundo e questionou: por que as obras não andam? Por que estão paradas? Infelizmente, esta é a nossa realidade." (CPA)

BRASINHA - Cássio Trogildo (PTB) homenageou o vereador Brasinha, que completou seu décimo primeiro ano na Câmara e está deixando a Casa. "Acompanhamos o quanto o vereador Brasinha cresceu neste plenário e a importância que ele tem para a comunidade." Segundo Trogildo, o vereador é o mais completo da Câmara de Porto Alegre. Observou que no almoço de despedida de Brasinha estavam presentes diversos trabalhadores da Câmara e, por isso, pode ser considerado um homem humilde. Ao finalizar seu discurso, ressaltou: "Esperamos que em um período muito breve o senhor possa retornar a esta Casa, na cadeira que estará lhe aguardando." (CPA) 

BRASINHA II – Kevin Krieger (PP) prestou sua homenagem ao vereador Brasinha, que está se despedindo do legislativo municipal. “Chamado pelo apelido carinhoso de “despachante do povo”, Brasinha sempre teve respeito e consideração pelos seus colegas. Com frequência, aqui na Câmara, para chegar até o meu gabinete, eu passei por seu gabinete que por muitas vezes estava lotado e atendendo de portas abertas a comunidade. Algumas vezes ainda, a assessoria dele bateu em meu gabinete para pedir orientações e encaminhar pessoas na área da assistência social. E ressalto que o vereador sempre respeitou as regras do Sistema Único da Assistência Social (Suas)”, defendeu Kevin, desejando sucesso e saúde ao colega, defendendo que o trabalho de Brasinha é reconhecido pela população porto-alegrense. “És um vereador que trabalha pelas pessoas.” (MK)

BRASINHA III - Márcio Bins Ely (PDT), em nome da bancada do PDT, prestou o reconhecimento pela forma aguerrida, solidária, transparente, de princípios e de convicções com que Brasinha atua na Câmara. “Em breve, o vereador já estará retornando para esta Casa. Destaco aqui, que na bancada do PDT têm pessoas que te admiram e te respeitam. Brasinha é um vereador que vai fazer falta, não só para a bancada do PTB, como para a bancada do governo, na forma carinhosa como ele se expressa”, ratificou Márcio. (MK)

BRASINHA IV - Alceu Brasinha (PTB) agradeceu a todas pessoas que fizeram parte de sua trajetória política, desde o tempo em que ingressou, no governo Fogaça. “Cheguei aqui no governo dele. Este homem realmente fez a diferença para Porto Alegre. Sou uma pessoa que tenho lado, gosto de dar a minha opinião, por mais que possa doer. É com muita alegria que eu passei todo governo Fogaça sendo leal ao Executivo. Costumo dizer que os “Josés” são abençoados por Deus. Fogaça quebrou a hegemonia do PT. Já no segundo mandato, assumiu o nosso querido amigo, José Fortunati, que fez uma verdadeira lavada de votos. Quero lembrar ainda, a participação do vice Sebastião Melo, que foi um extraordinário vereador e um amigo que sempre me deu atenção, desde o início da minha vereança.” Brasinha concluiu dizendo: “Entrei de cabeça erguida e vou sair de cabeça erguida, sabendo que cumpri meu dever de fazer o que é bom para a cidade e para a população. (MK)

TUTELAR - Kevin Krieger (PP) abordou o tema das crianças e adolescentes, referindo-se à importância do Conselho Tutelar para rede de serviços de atendimento e proteção às crianças e adolescentes. “Tivemos mudanças em relação aos conselhos tutelares. Antigamente, qualquer pessoa poderia votar em até cinco pessoas de qualquer região. Hoje, a pessoa que reside em um determinado território só pode votar na região daquele território. Temos uma rede considerável de dez microrregiões, com cinco conselheiros em cada rede. As pessoas que moram na Restinga, vão votar na microrregião da Restinga. Precisamos promover um debate e uma real construção para definir o que for melhor para as famílias e seus adolescentes, com base nas referências do SUS e SUAS”, refletiu. (MK)

AMBIENTE – Dr. Thiago Duarte (PDT) lamentou que o projeto de sua autoria, que obriga todo estabelecimento que comercialize veículos automotores zero quilômetro a fornecer uma muda de árvore ao comprador, foi rejeitado na sessão do dia 4 de março. “O fato de não ter sido aprovado me surpreendeu, pois diferentemente do que alegam alguns colegas vereadores, não há inconstitucionalidade no projeto. Em Minas Gerais, isso já existe e se transformou em lei municipal. A nossa Constituição diz que é competência do estado proteger e defender o meio ambiente, restaurando os processos ecológicos e promovendo a educação ambiental em  todos os níveis de ensino”, declarou. Dr Thiago também reclamou de normativa do Ministério da Saúde no que se refere a limitação das cesáreas para gestantes. “Para mim isso é um absurdo. O Ministério da Saúde quer tirar o direito das mulheres de escolher a forma como querem ganhar seus filhos. Essa é uma questão econômica, parte de uma iniciativa extremamente arbitrária.”.(LV)

IGUALDADE - Delegado Cleiton (PDT) relatou que na última quarta-feira (4/3) participou da comemoração da Semana da Mulher, quando assistiu a uma bela  apresentação do Viva Palavra e acompanhou a sessão de autógrafos do livro da vereadora Jussara Cony (PCdoB). O vereador contou que recebeu de um funcionário da Câmara uma reportagem de jornal sobre o filme Selma. “Ainda não assisti o filme, mas quero lembrar que no dia 7 de março completará  50 anos da marcha liderada por Martin Luther King, que pedia o fim da discriminação racial. E hoje temos o presidente negro reeleito nos Estados Unidos, por isso digo que nada é por acaso. Mas devemos continuar a luta, ainda temos razões para lutar pelos direitos humanos e igualdade de todas as raças”, finalizou.(LV)

DIGNIDADE - Paulinho motorista (PSB) disse estar muito satisfeito em poder homenagear as mulheres na próxima semana. “Sem aquele machismo imundo, pois acredito na Igualdade entre homem e mulher, não existem diferenças. Enquanto era motorista, por exemplo, via mulheres dirigindo ônibus melhor do que muito homem”, afirmou. O vereador destacou que esta ansioso para que o novo processo de licitação do transporte publico seja realizado. “Vi o sofrimento da população indo para o trabalho ou voltando para os seus lares sem poder usufruir de ar-condicionado nos ônibus, em dias de muito calor. Não posso virar as costas para essa realidade só porque agora sou vereador. Essa renovação será um ganho para todas as áreas, especialmente para as linhas de ônibus mais longas. Vamos trabalhar firmes por mais dignidade. (LV)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
         Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
         Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
         Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
        Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)