Presidência

Vereadores prestigiam posse na Controladoria Geral do Município

Zacher no ato que instituiu a CGM Foto: Elson Sempé Pedroso
Zacher no ato que instituiu a CGM Foto: Elson Sempé Pedroso

O vereador Mauro Zacher (PDT), presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, juntamente com os vereadores Airto Ferronato (PSB) e João Carlos Nedel (PP), participou, no final da tarde de terça-feira (3/7), do ato de assinatura da lei complementar e do decreto que instalam a Controladoria-Geral do Município (CGM) de Porto Alegre. Nesta oportunidade, o prefeito José Fortunati empossou como controlador-geral do Município o mestre em controladoria e servidor municipal desde o ano de 1999, José Alfredo Flores Rojas.

Zacher, ao falar sobre "sua paixão pessoal pela atividade de auditoria e controladoria", ressaltou a importância desse momento de instituição da CGM, "para que se possa estabelecer estratégias de gestão com mais transparência e de forma mais certeira". Zacher anunciou e festejou o fato de que "a Câmara Municipal será o primeiro Legislativo a receber uma seccional dessa controladoria", afirmando o avanço à administração dessa Casa, como forma  de integrar os poderes, oferecendo qualidade nas ações administrativas e nos investimentos públicos.

Roberto Bertoncini, secretário municipal da Fazenda, idealizador desse projeto, ao agradecer a Câmara Municipal e aos vereadores presentes no ato solene, além de exaltar os colaboradores envolvidos com o empenho para aprovação dessa Controladoria, afirmou que  “o município, ao criar uma Controladoria-Geral, olha para o futuro, avança administrativamente e moderniza sua gestão, como fazem poucas cidades brasileiras".

O prefeito José Fortunati citou procedimentos que visam otimizar ações do Executivo, em prol das demandas dos cidadãos, admitindo "que não é possível fazer tudo o que é solicitado" e observando que " a implantação da CGM é um dos mecanismos implementados para melhorar a gestão da receita, a fim de potencializá-la cada vez mais, com o propósito de realizar mais e melhor, em prol dos cidadãos porto-alegrenses". Para o prefeito, a CGM tem o objetivo de propiciar a garantia do melhor uso dos recursos públicos.

Redação: Angélica Sperinde (reg.prof.7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)