Comissão

Vereadores recebem relatório sobre condições do Viaduto Leonel Brizola

Reunião para debater as condições de infraestrutura do viaduto Leonel Brizola, situado na Avenida Farrapos com Avenida dos Estados. Na foto, o representante da SMIM, Leandro de Almeida, e os vereadores Roberto Robaína, Doutor Goulart e Paulinho Motorista.
Almeida (d) entregou relatório aos vereadores (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Os vereadores Dr. Humberto Goulart (PTB), Roberto Robaina (PSOL) e Paulinho Motorista (PSB), da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, receberam na manhã desta terça-feira (23/4), das mãos do coordenador de assessoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Leandro de Almeida, um relatório de Inspeção Visual das Obras de Arte Especiais (EPO/SMIM). O documento é referente às condições estruturais e gerais do Viaduto Leonel Brizola, localizado sobre a Avenida dos Estados interligando a Avenida Ceará e a Rua Souza Reis, localizadas na Zona Norte da cidade. A solicitação atende pedido do vereador Engº Comasseto (PT). 

De acordo com o documento, a visita foi feita no local em 17 de agosto de 2018 “para uma inspeção meramente visual, sem qualquer instrumento de medição que pudesse atestar a real capacidade de carga da estrutura de concreto armado”. Segundo relatório, atestado pelos engenheiros Alexandre Escobar, Luiz Carlos Alegre e Ricardo Mesquita, da Equipe Técnica de Fiscalização de Projetos e Obras de Arte Especiais (EPO/SMIM), foram verificados problemas como fissuras transversais na laje em balanço da passarela de pedestres, fissuras em algumas longarinas junto aos pilares, falta de telas de proteção no guarda-corpo da passarela e vestígio de fogo junto aos pilares do viaduto. “A elevada encontra-se em boas condições estruturais, sem patologias graves que comprometam o bom funcionamento, porém torna-se necessária a execução de alguns serviços de conservação e limpeza”, atestam os engenheiros. 

O documento recomenda a realização de serviços de prevenção como limpeza geral, reposição das telas protetoras do guarda-corpo da passarela e acompanhamento das fissuras relatadas. “O Leonel Brizola não apresenta, aparentemente, problemas estruturais, tendo em vista a inexistência de patologias comprometedoras à segurança e funcionalidade”, encerra o documento. 

O vereador Dr. Humberto Goulart, presidente da Cuthab, pediu a interdição do tráfego no local até que sejam esclarecidas tecnicamente as reais condições do viaduto. “Por mera precaução”, alegou o parlamentar, justificando que esta decisão foi tomada em conjunto com os vereadores Robaina e Paulinho Motorista. 

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)