Vice-governador Gabriel Souza é Cidadão Emérito de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. A outorga do título ocorreu em Sessão Solene, realizada na tarde desta quinta-feira (26/09), no Plenário Otávio Rocha. A proposição foi da vereadora Lourdes Sprenger (MDB).
A proponente agradeceu ao homenageado pela colaboração na defesa da causa animal e pelos esforços dedicados para auxiliar a população de Porto Alegre durante as cheias que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. "O vice-governador é um grande amigo, parceiro das nossas causas e companheiro de partido. Gabriel não representa apenas o Movimento Democrático Brasileiro, mas também simboliza a esperança e renovação que nossa política tanto necessita. Como vice-governador, Gabriel continua a trilhar um caminho de serviço e compromisso desde que assumiu o cargo. Este ano, durante a catástrofe climática no Rio Grande do Sul, assumiu o Gabinete de Crise da região metropolitana da zona leste, quando demonstrou sua capacidade técnica de articulação e gestão, reafirmando a importância da ação governamental em emergências", afirmou.
Para Lourdes, Souza não é apenas um administrador público competente, mas também um profissional que valoriza a comunicação e o diálogo, se preocupando em ouvir as necessidades da comunidade e colaborando para encontrar as melhores soluções. "A trajetória de Gabriel é um exemplo de perseverança e dedicação. Um líder que escuta, dialoga e busca o melhor para a administração pública. Que a tua jornada continue sendo marcada por conquistas e que sigas firme na tua missão de servir ao povo gaúcho", destacou.
Gabriel Souza declarou que considera a vereadora uma amiga próxima e que admira seu trabalho pela causa animal. "Ela defende a causa desde antes de isso se tornar uma moda. Hoje, essa é uma das grandes pautas e bandeiras da sociedade em constante crescimento. Isso é muito bom, pois mostra que estamos atingindo índices de desenvolvimento civilizatório cada vez maiores. Uma sociedade mais desenvolvida trata melhor seus animais. Sou muito grato pela amizade que tenho com a Lourdes, uma pessoa que considero leal, justa, séria, competente e responsável", salientou.
Além das conquistas políticas e da amizade com a proponente, o homenageado revelou que seu partido, o MDB, também lhe proporcionou a oportunidade de conhecer sua esposa, Talise. "Conheci minha esposa em uma dessas incursões ao interior para fundar o núcleo da juventude do PMDB de Independência. Então veja, o MDB me deu até a oportunidade de conhecer minha esposa e, junto com ela, ter nossa filha, a Dora. Por isso, devo muito ao meu partido e devo muito a esta Capital que me acolheu, assim como acolhe muitos gaúchos, nascidos ou não aqui, inclusive de outros Estados e países. Porto Alegre é a Capital de todos os gaúchos, a nossa Porto Alegre", apontou.
Souza manifestou otimismo a respeito do futuro de Porto Alegre, acreditando no potencial da cidade de superar os desafios deixados pela enchente e se reerguer por meio da cultura de inovação e pela força da união entre os cidadãos. "Acredito que Porto Alegre tem muito a fazer no futuro. Temos uma cidade inovadora, que recebeu um choque de realidade da pior maneira possível para entender o quanto precisa se preparar melhor para ter mais resiliência e adaptação climática, mas é uma cidade que tem todas as condições para isso. A melhor universidade federal do Brasil está aqui. A melhor universidade privada do Brasil também está aqui. O maior evento de inovação e tecnologia da América Latina também acontece aqui. A inovação está no sangue do porto-alegrense e do gaúcho. Não tenho dúvida de que, se tivermos serenidade suficiente, capacidade de união, e de, mesmo na divergência, encontrar convergência, faremos desta Capital um lugar ainda melhor para morar, viver, empreender e criar nossas famílias", projetou.
Por fim, agradeceu à vereadora Lourdes pela homenagem e se comprometeu a carregar o título com responsabilidade. "Te agradeço por essa grande homenagem que me fazes, a qual não me julgo merecedor. Mas, se tu me julgas e se este Plenário me julgou, quem sou eu para discordar? Estou aqui para receber este honroso título, que quero deixar em um lugar de destaque, não só no meu gabinete, mas também no meu coração", concluiu.
Histórico
Natural de Porto Alegre, Gabriel Vieira de Souza é mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário. Em 2018, recebeu 52.953 votos para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, sendo o mais votado do MDB naquela eleição. Presidiu a Assembleia gaúcha em 2021, com uma gestão baseada na democracia ativa e interativa e na retomada do RS pós-pandemia. Atualmente, é o vice-governador, eleito junto com Eduardo Leite (PSDB).
Com uma vida partidária ativa desde a adolescência, foi líder estudantil, presidente da juventude do MDB/RS, presidente da juventude nacional da sigla e integrante do Conselho Nacional da Juventude. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí. No primeiro ano de mandato na Assembleia, Souza foi líder da bancada emedebista e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Entre junho de 2016 e dezembro de 2018, foi o líder do governo – um dos mais jovens até hoje a assumir o cargo. Em sua atuação, defende o Estado necessário, o desenvolvimento regional, a causa animal, além do apoio aos hospitais e instituições de ensino.