Plenário

Vítimas de acidentes com motos ganharão monumento

 Foto: Arquivo CMPA / Eduarda Amorim
Foto: Arquivo CMPA / Eduarda Amorim

projeto de lei do vereador suplente Adeli Sell (PT) que institui monumento com memorial em
homenagem às vítimas de acidentes ocorridos com motocicletas no Estado do Rio Grande do Sul foi aprovado na tarde desta segunda-feira (17/8) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. O monumento terá como centro a Cruz das Missões e conterá uma placa com os seguintes dizeres: Memorial às vítimas de acidentes ocorridos com motocicletas no Estado do Rio Grande do Sul.

Na Exposição de Motivos do projeto, Adeli cita dados de 2010 do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran): de uma frota de 4.563.924 veículos no Estado, 903.602 são motocicletas, e os acidentes causados por essas resultaram em 484 mortes em 2010. Em Porto Alegre, de 135 mortes ocorridas no trânsito no ano passado, 55 foram decorrentes dos 5.528 acidentes com motos. “São dados trágicos, pois, apesar de representarem menos de 20% da frota, as motos causaram 40% dos óbitos”, afirma. Na sua opinião, é urgente conscientizar os motociclistas para conter essa “verdadeira guerra”.

O vereador lembra que seu projeto foi sugerido pelo professor José Sérgio Nandi Florêncio, policial rodoviário federal e especialista em segurança no trânsito, que realizou estudo e projeto anexados ao processo. Segundo o vereador, paralelamente ao monumento, poderá ser realizada uma intensa campanha das autoridades municipais, estaduais e federais, aderindo à proposta da Década de Segurança no Trânsito 2011 a 2020, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)