Institucional

Vitimas de alagamento no Sarandi pedem apoio aos vereadores

Moradores relataram situação dos desabrigados aos vereadores Foto: Leonardo Contursi
Moradores relataram situação dos desabrigados aos vereadores Foto: Leonardo Contursi
Aproximadamente 50representantes das famílias atingidas pelo rompimento de um dique do Arroio Feijó, no último dia 31 de agosto, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal na tardedesta segunda-feira (9/9). O rompimento do dique causou o alagamento de centenas de residências do bairro Sarandi em Porto Alegre. Os visitantes relataram aos vereadores a situaçãodos moradores que perderam casas, móveis e eletrodomésticos durante a inundaçãoe solicitaram providências do poder público. Disseram que, mesmo depoisda água ter baixado, muitos ainda não conseguiram retornar para suas residênciasporque perderam tudo.

Os moradores também reclamam do atendimento eda falta de doses de vacinas nos postos de saúde e do lixo acumulado nas ruas. Pediram aspresenças do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e do Departamentode Esgotos Pluviais (DEP) para execução de serviços no local.

Presentes na reunião, o presidenteda Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Kevin Krieger, e o secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, fizeram um relato sobre a ação da prefeitura no episódio,incluindo o cadastramento das famílias atingidas e a distribuição de donativosnum trabalho de mutirão. “Montaremos, apartir desta terça-feira (10/9), um grupo de trabalho para enfrentar a segundaparte do problema, o retorno das famílias aos seus lares, e para discutir como ajudá-las arecuperar o que perderam”, salientou Kevin Krieger.

O presidente da CâmaraMunicipal, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), pediu um relatório dos problemas levantados pelos moradores e pela prefeiturapara que os vereadores possam acompanhar de perto os encaminhamentos econfirmou que a Câmara Municipal participará dareunião para a formação do grupo de trabalho marcada para esta terça no Centrode Referência e Assistência Social (Cras) Norte, localizado na rua Paulo Gomesde Oliveira, 200. O deputado estadual Aldacir Oliboni (PT) também participou da reunião no Salão Nobre da Câmara, juntamente com vereadores da Casa.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)