SESSÃO SOLENE

Zildo de Marchi é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Titulo de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Zildo de Marchi, em proposta do vereador Idenir Cecchim.
    A outorga foi proposta pelo vereador Idenir Cecchim e a solenidade aconteceu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Titulo de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Zildo de Marchi, em proposta do vereador Idenir Cecchim.
    O empresário Zildo de Marchi lembrou sua trajetória e sua relação com a cidade (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em Sessão Solene realizada na noite desta quinta-feira (12/09), o empresário Zildo de Marchi recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre. A outorga do título foi proposta pelo vereador Idenir Cecchim (MDB) e a solenidade aconteceu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O proponente falou sobre sua amizade de longa data com o novo Cidadão de Porto Alegre. “Nesta noite, nós estamos homenageando não é o Zildo de Marchi só. É um ícone, um ícone do Rio Grande do Sul”, declarou. Cecchim salientou a capacidade de liderança e empreendedorismo do homenageado. “O Zildo não foi só um empresário, o Zildo sempre foi amigo de todos. O Zildo foi presidente da Fecomércio, a entidade maior do comércio gaúcho e foi um grande presidente. Onde o Zildo passa, ele deixa a sua marca, a marca de aglutinar as pessoas”, definiu. O vereador ainda apontou a simplicidade de Marchi, mesmo com todo o patrimônio conquistado, e por isto, era muito merecedor daquele título. “Você que nasceu em Barão, mas Porto Alegre hoje te colhe como um cidadão ilustre, daqueles que mereceram e merecem a homenagem da cidade de Porto Alegre”, afirmou.

Sobre a honraria recebida, o homenageado disse: “é com grande satisfação e grande honra, eu te agradeço, Cecchim, pela tua inciativa. É de coração que eu recebo”. O empresário lembrou sua trajetória e sua relação com a cidade. “Eu estou trabalhando, meus amigos, colaborando com a cidade de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil há mais de 80 anos de serviço. Eu não vou fazer promoção pessoal, mas quero dizer a vocês que eu estou completando agora 99 anos. E estou aqui ainda recebendo títulos pelo meu desempenho e pelo meu trabalho”, contou. Ele também agradeceu à Câmara e aos vereadores, aos sindicatos, à Fecomércio e demais entidades da indústria e comércio; além de agradecer à sua família e seus colaboradores. “Eu não vim aqui para fazer discurso, e sim agradecer esta distinção que muito me honra, me orgulha, depois de ter prestado meus serviços e prestando ainda, meu trabalho para o desenvolvimento da nossa Capital, do nosso Estado e do nosso país”, concluiu.

Histórico

Zildo de Marchi nasceu em 1° de outubro de 1925, na cidade de Barão (RS). Foi casado com Adiles Pretto de Marchi (in memoriam), pai de quatro filhos, avô de oito netos, bisavô de cinco bisnetos. Atualmente, com 98 anos, o ex-presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac (gestão 2010-2014), Marchi teve como trajetória profissional diversas experiências no meio sindical e empreendedor, sempre trabalhando pela valorização do trabalhador e tendo inúmeras atividades sociais.

O empresário começou na Zucatti & Cia Ltda, na Rua da Conceição, com 22 anos, controlando o almoxarifado. Aos 31 anos, tornou-se diretor e, aos 43, assumiu o cargo de diretor-presidente, em uma jornada de 47 anos de muito trabalho e preocupação com o consumidor. Marchi foi o introdutor do leite de saco plástico no Brasil. Em 1959, estabeleceu-se a Lacesa Laticínios e Cereais S.A, pioneira na indústria de agrobusiness e laticínios, sendo a primeira empresa a colocar informações ao consumidor na embalagem dos seus produtos, em 1968. Transacionou a empresa para o Grupo Parmalat, em 1992. No mesmo ano, fundou a Uniagro Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, única empresa atacadista importadora de especiarias do Rio Grande do Sul. Foi também o fundador do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul, do qual foi presidente durante 25 anos.

Atualmente, segue atuando como vice-presidente do Sistema Fecomércio RS, além seguir na presidência da empresa Uniagro, também é membro vitalício da Confederação Nacional do Comércio (título que somente seis empresários no Brasil possuem).

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)