Reunião de 02/04/2024 14:00
- Data
- 02/04/2024 14:00
- Título
- 8ª Reunião (ordinária) da CECE - Pauta: "Escolas de Educação Inclusiva para Vida (desafios e avanços) e às Salas de Inclusão e Recursos (SIR) nas Escolas de Porto Alegre"
- Descrição
- *Pauta*: 'Escolas de Educação Inclusiva para Vida (desafios e avanços) e às Salas de Inclusão e Recursos (SIR) nas Escolas de Porto Alegre'. "É crucial reconhecermos os avanços significativos que temos alcançado em termos de inclusão educacional em nossa cidade. O compromisso com a educação inclusiva não apenas reflete os valores democráticos de nossa sociedade, mas também é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas capacidades e necessidades específicas, nem como sua inclusão na sociedade. No entanto, mesmo com os avanços, ainda enfrentamos diversos desafios que precisam ser enfrentados de forma eficaz. Um desses desafios é garantir que as Salas de Inclusão e Recursos (SIR) estejam adequadamente equipadas e funcionando de maneira eficiente em todas as escolas. As SIR desempenham um papel crucial ao oferecer suporte e recursos adicionais para alunos com necessidades especiais, facilitando sua participação plena no ambiente educacional. Nossa discussão deve abranger uma série de tópicos relevantes, incluindo: *Avaliação dos Avanços*: Vamos examinar os progressos que foram feitos até o momento em termos de educação inclusiva em nossas escolas. Quais foram os marcos importantes alcançados? Onde ainda precisamos melhorar? *Desafios Atuais*: Identificaremos os desafios mais prementes que enfrentamos em relação à educação inclusiva, desde a falta de recursos até questões de acessibilidade e capacitação de professores. *Qualidade das Salas de Inclusão e Recursos (SIR)*: Investigaremos a qualidade das SIR em nossas escolas. Isso inclui a infraestrutura disponível, os recursos pedagógicos e tecnológicos, bem como a formação e apoio oferecidos aos profissionais que trabalham nessas salas. *Políticas e Investimentos*: Discutiremos a importância de políticas públicas sólidas e investimentos adequados para garantir a eficácia da educação inclusiva. Como podemos garantir financiamento contínuo e sustentável para esse fim? *Envolvimento da Comunidade*: Exploraremos maneiras de envolver ativamente pais, alunos e a comunidade em geral no apoio à educação inclusiva. Como podemos promover uma cultura inclusiva em todas as nossas escolas e espaços públicos? Ao abordarmos esses temas, buscamos não apenas entender os desafios que enfrentamos, mas também identificar soluções e estratégias concretas para melhorar a qualidade e a eficácia da educação inclusiva em Porto Alegre. Agradecemos a contribuição de todos os presentes e esperamos uma discussão produtiva e esclarecedora. Queremos ouvir os diretores das Educação Especial das Escolas Especiais de Ensino Fundamental e parcerizadas, bem como saber mais sobre a outras experiências que podem vir a somar e qualificar nossas escolas. O Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, por Exemplo é composto por psicopedagogos e profissionais de Educação Especial, e esses profissionais acompanham os alunos por todo seu percurso acadêmico. Orientando os professores e coordenadores de curso, sobre práticas pedagógicas adequadas para cada caso, atentando para a singularidade de cada um. *O objetivo e traçar e compartilhar experiências para que os os estudantes consigam desenvolver melhores práticas de estudos, rotina e autonomia e inclusão na sociedade.* Metas: Inclusão em todos os espaços da cidade, não só nas escolas e para sujeitos de todas as idades É imprescindível a ampliação da oferta de atendimento educacional especializado na educação infantil contemplando a rede parceirada Ampliação e qualificação dos serviços de apoio (estagiários, professores, monitores )" *Convidados*: Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Luiz Francisco Lucena Borges; Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Profª. Lygia Morrone Averbuck; Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva da Pucrs; Professora Karla Wunder; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; Comissão de Educação do Conselho Tutelar; Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ; Secretaria Municipal de Educação - SMED; Secretaria Municipal de Saúde - SMS; Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre – ATEMPA; Isabel Ferreira; Professora Ana (Escola Giudice); APAE-POA; Capitão Dunga e Laura ; Ana Carolina (Livro Diário Azul); Prof. Márcio (Esc. Giudice); Profª Débora (Giudice); Josiara (SMED); Cláudia Meyer (Autismo e Vida); Prof Mateus Ceni (Giudice); Henrique Ferreira; Luciana Mendina (MOAB); Patrícia Sanberg (Coordenadora Regional MOAB); Projeto Social Angelina Luz; Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo- AFAPA; Associacao Maes e Pais Pela Democracia – Ampd; FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES E CÍRCULOS DE PAIS E MESTRES DO RIO GRANDE DO SUL; ABESS - Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social; NUDECA - Núcleo Especializado.
- Proponente
- Ver. Conselheiro Marcelo
Documentos
Não foram encontrados documentos para essa reunião.