Artes Plásticas

18º Salão da Câmara será inaugurado hoje à noite

Premiados serão anunciados na solene Foto: Divulgação
Premiados serão anunciados na solene Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará, nesta terça-feira (2/9), às 19 horas, a solenidade de abertura e premiação de seu 18º Salão de Artes Plásticas. Diferentemente das demais edições, os nomes dos artistas premiados e agraciados com menções honrosas serão divulgados somente na cerimônia. A lista dos selecionados, apresentada oficialmente no dia 25 de agosto, está no site www.camarapoa.rs.gov.br

O 18º Salão reunirá trabalhos de 52 artistas da Capital e do Interior e fará parte das comemorações dos 235 anos da Câmara. Neste ano, o evento conta com patrocínio do Banrisul e apoio do site ArteWebBrasil e da Associação Beneficente dos Funcionários da Câmara (Abecapa). A visitação vai até 2 de outubro, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

O artista vencedor do 18º Salão receberá R$ 6 mil (Prêmio Aquisição). Serão concedidos ainda cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade, no valor de R$ 1 mil cada, e duas menções honrosas, definidas, segundo os jurados, pela excelente qualidade da média dos trabalhos inscritos. O júri destacou como bastante positiva a participação de artistas de várias regiões do Estado.

A comissão julgadora avaliou os 212 portfólios inscritos e as obras pré-selecionadas com base nos seguintes critérios: ineditismo, coerência de linguagem, quando considerados aspectos formais e conceituais no conjunto do trabalho apresentado, e pesquisas inovadoras dentro de suas categorias. Fizeram parte do júri Cézar Prestes, diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e produtor cultural; Décio Presser, crítico de arte e marchand; Lenora Rosenfield, artista plástica e professora do Instituto de Artes da Ufrgs; Paulo Porcella, artista plástico; e Richard John, artista plástico e professor da Feevale, de Novo Hamburgo.

A cerimônia desta noite também será transmitida pela RádioCâmara

História e Visitação

Idealizado pelo falecido vereador e escritor Josué Guimarães, o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, revelou diversos talentos ao longo de sua primeira fase, encerrada em 1960. Foi reativado somente em 1988, quando passou a aceitar também a participação de artistas não-gaúchos residentes no Rio Grande do Sul. Desde então, o Salão é realizado a cada dois anos, firmando-se como tradicional espaço de exibição para a arte contemporânea no Estado.

O 18º Salão poderá ser visitado até 2 de outubro, de segundas a sextas-feiras. A visitação é das 8h30min às 18 horas (segundas a quintas-feiras) e das 8h30min às 16h30min (sextas-feiras), com entrada franca. Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255): fones (51) 3220-4392 e 3220-4100, ramal 4554, e-mail 18salao@camarapoa.rs.gov.br.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Câmara abre Salăo de Artes nesta terça
Salão de Artes seleciona 52 artistas