Cultura

22 artistas do RS participam do Salão da Câmara

Compõem a mostra 37 trabalhos, que podem ser conhecidos até o dia 7 de outubro

  • Premiação do 21º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre
    Manu Raupp recebeu o principal prêmio do evento (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • 21° Salão de Artes
    Algumas obras que estão expostas na galeria do térreo (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Trabalhos de 22 artistas nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul estão expostos no 21º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre, aberto neste mês. São 37 obras de 11 diferentes técnicas que podem conhecidas até 7 de outubro, com entrada gratuita. O evento deste ano também presta uma homenagem aos 80 anos do pintor gaúcho Paulo Porcella, um dos mais importantes artistas do Estado.

A porto-alegrense Manu Raupp venceu o 21º Salão, levando o Prêmio Aquisição de R$ 8 mil com um desenho sem título elaborado em caneta e grafite sobre papel. Conquistaram os Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2 mil cada) os seguintes artistas: Alexandre De Nadal (arte digital), Bruno Borne (vídeo-arte), Carine Krummenauer (desenho), Fábio Vasconcelos (cerâmica) e Jander Rama (gravura). 

Nascida em 1987 na capital gaúcha, Manu Raupp é bacharel em Artes Visuais pela Ufrgs (2010). Lançou o livro de desenhos Ambidestros, pela editora Azulejo Arte Impressa, e expôs os desenhos originais na Galeria Pop-Up Aura, em 2016. Realizou exposições individuais no Studio Clio (Gesto Lúdico, 2015) e no Espaço Cultural 512 (projeto A Arte da Boemia, 2013). Manu participou de coletivas no Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), na galeria Acervo Independente e no 20º Salão da Câmara Municipal, em 2014, quando obteve Menção Honrosa.

Sobre o desenho vencedor, com dimensões de 30x91cm, e as outras duas obras da mesma técnica inscritas por ela no 21º Salão, Manu afirma: “O processo criativo acontece através do diálogo entre desenho e pintura. Os trabalhos são resultados de ações espontâneas que têm como influência os movimentos desprendidos dos desenhos infantis. Os desenhos são compostos por formas livres e lúdicas, através das cores, dos traços e das sobreposições, inspirados na estética circense”.

A exposição

Os artistas premiados e demais selecionados para o 21º Salão estão com trabalhos expostos nas galerias do térreo e do 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, com entrada gratuita. O catálogo do evento, promovido e patrocinado pela Câmara, pode ser obtido (gratuitamente) na Seção de Memorial. Informações: (51) 3220-4318. Confira os nomes dos artistas participantes, e locais de nascimento:  

Prêmio Aquisição
- Manu Raupp (sem título, desenho em caneta e grafite sobre papel, 2016) - Porto Alegre

Prêmios de Incentivo à Criatividade
- Alexandre De Nadal (três obras da série Bã bié ta: Av. Assis Brasil, Av. Azenha e Av. João Pessoa, arte digital, 2016) - Porto Alegre
- Bruno Borne (A1, vídeo-arte, 2015) - Porto Alegre
- Carine Krummenauer (três obras sem título, desenho em grafite sobre papel, 2015) - Marcelino Ramos (RS)
- Fábio Vasconcelos (Orgânico Emersão e Orgânico Profunduras, cerâmica, 2015) - Santa Rosa (RS)
- Jander Rama (Implante para Pedestres, Homem Modular, Tecno-sereia Submarina, gravura, 2016) - Porto Alegre

Demais selecionados
Cristiano Sant’Anna (fotografia) - Santa Maria (RS)
Daiana Schropel (objeto) - cidade de José C. Paz, Argentina
Eduardo Andrejew (pintura) - Porto Alegre
Kaue Nery (pintura) - São Leopoldo (RS)
Lia Freitas (cerâmica) - Porto Alegre
Lorena Steiner (pintura) - Canoas (RS)
Magna Sperb (escultura) - Novo Hamburgo (RS)
Maísa Stolz (escultura) - Santo Ângelo (RS)
Marcelo Bordignon (pintura) - Porto Alegre
Márcia Braga (objeto) - Santo Ângelo (RS)
Moacir Chotguis (colagem) - Santana do Livramento (RS)
Natalia Schul (fotografia) - Curitiba (PR)
Raul Saldanha Pilla (cerâmica)  - Porto Alegre
Rita da Rosa (instalação) - Pelotas (RS)
Thiana Sehn (pintura) - Camaquã (RS)
Verlu Macke (objeto) - Rolante (RS

Homenagem a Paulo Porcella

Este ano, o 21º Salão da Câmara presta homenagem aos 80 anos de Paulo Porcella e seu legado para as artes visuais do Rio Grande do Sul. Nascido em 1936 em Passo Fundo (RS), Porcella chegou a Porto Alegre nos anos 50 para estudar Artes na Ufrgs. É pintor, gravurista e muralista, com trabalhos de grande destaque, como os oito murais intitulados O Caminho – uma visão renovadora dos jesuítas, na Unisinos, em São Leopoldo. Também se dedicou ao desenho, à aquarela e à restauração. Foi professor e diretor do Atelier Livre da Prefeitura. Junto ao Salão ele expõe sua pintura A Virgem de Mercy (2016).  

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)