Cultura

Última semana para visitar o Salão de Artes da Câmara

Participam da exposição, que vai até sexta-feira, 22 artistas do Rio Grande do Sul

  • 21° Salão de Artes
    Obras de diversas técnicas estão no térreo e no segundo piso (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • 21° Salão de Artes
    Escultura em cerâmica de Fábio Vasconcelos, um dos premiados (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Esta semana é a última para visitar o 21º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre, criado em 1952 pelo Legislativo da Capital. O evento, que vai até sexta-feira (7/10), reúne 37 trabalhos de diferentes técnicas de 22 artistas nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul. A edição deste ano ainda presta uma homenagem aos 80 anos do pintor gaúcho Paulo Porcella, um dos mais importantes artistas do Estado.

A porto-alegrense Manu Raupp venceu o 21º Salão, levando o Prêmio Aquisição de R$ 8 mil com um desenho sem título elaborado em caneta e grafite sobre papel. Conquistaram os Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2 mil cada) os seguintes artistas: Alexandre De Nadal (arte digital), Bruno Borne (vídeo-arte), Carine Krummenauer(desenho), Fábio Vasconcelos (cerâmica) e Jander Rama (gravura). 

Nascida em 1987 na capital gaúcha, Manu Raupp é bacharel em Artes Visuais pela Ufrgs (2010). Lançou o livro de desenhos Ambidestros, pela editora Azulejo Arte Impressa, e expôs os desenhos originais na Galeria Pop-Up Aura, em 2016. Realizou exposições individuais no Studio Clio (Gesto Lúdico, 2015) e no Espaço Cultural 512 (projeto A Arte da Boemia, 2013). Manu participou de coletivas no Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), na galeria Acervo Independente e no 20º Salão da Câmara Municipal, em 2014, quando obteve Menção Honrosa.

Sobre o desenho vencedor, com dimensões de 30x91cm, e as outras duas obras da mesma técnica inscritas por ela no 21º Salão, Manu afirma: “O processo criativo acontece através do diálogo entre desenho e pintura. Os trabalhos são resultados de ações espontâneas que têm como influência os movimentos desprendidos dos desenhos infantis. Os desenhos são compostos por formas livres e lúdicas, através das cores, dos traços e das sobreposições, inspirados na estética circense”.

A exposição

Os trabalhos premiados e selecionados estão expostos nas galerias do térreo e do 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8 às 18 horas, com entrada gratuita. O catálogo do evento, promovido e patrocinado pela Câmara, pode ser obtido (gratuitamente) na Seção de Memorial. Informações: (51) 3220-4318. Confira os nomes dos artistas participantes, e locais de nascimento:  

Prêmio Aquisição
- Manu Raupp (sem título, desenho em caneta e grafite sobre papel, 2016) - Porto Alegre

Prêmios de Incentivo à Criatividade
- Alexandre De Nadal (três obras da série Bã bié ta: Av. Assis Brasil, Av. Azenha e Av. João Pessoa, arte digital, 2016) - Porto Alegre
- Bruno Borne (A1, vídeo-arte, 2015) - Porto Alegre
- Carine Krummenauer (três obras sem título, desenho em grafite sobre papel, 2015) - Marcelino Ramos (RS)
- Fábio Vasconcelos (Orgânico Emersão e Orgânico Profunduras, cerâmica, 2015) - Santa Rosa (RS)
- Jander Rama (Implante para Pedestres, Homem Modular, Tecno-sereia Submarina, gravura, 2016) - Porto Alegre

Demais selecionados
Cristiano Sant’Anna (fotografia) - Santa Maria (RS)
Daiana Schropel (objeto) - cidade de José C. Paz, Argentina
Eduardo Andrejew (pintura) - Porto Alegre
Kaue Nery (pintura) - São Leopoldo (RS)
Lia Freitas (cerâmica) - Porto Alegre
Lorena Steiner (pintura) - Canoas (RS)
Magna Sperb (escultura) - Novo Hamburgo (RS)
Maísa Stolz (escultura) - Santo Ângelo (RS)
Marcelo Bordignon (pintura) - Porto Alegre
Márcia Braga (objeto) - Santo Ângelo (RS)
Moacir Chotguis (colagem) - Santana do Livramento (RS)
Natalia Schul (fotografia) - Curitiba (PR)
Raul Saldanha Pilla (cerâmica)  - Porto Alegre
Rita da Rosa (instalação) - Pelotas (RS)
Thiana Sehn (pintura) - Camaquã (RS)
Verlu Macke (objeto) - Rolante (RS

Homenagem a Paulo Porcella

Este ano, o 21º Salão da Câmara presta homenagem aos 80 anos de Paulo Porcella e seu legado para as artes visuais do Rio Grande do Sul. Nascido em 1936 em Passo Fundo (RS), Porcella chegou a Porto Alegre nos anos 50 para estudar Artes na Ufrgs. É pintor, gravurista e muralista, com trabalhos de grande destaque, como os oito murais intitulados O Caminho – uma visão renovadora dos jesuítas, na Unisinos, em São Leopoldo. Também se dedicou ao desenho, à aquarela e à restauração. Foi professor e diretor do Atelier Livre da Prefeitura. Junto ao Salão ele expõe sua pintura A Virgem de Mercy (2016).  

Um pouco de história

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado em 1988, com a redemocratização, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. O evento é realizado a cada dois anos, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do Rio Grande do Sul.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)