Cultura

A Fuga volta ao Teatro Glênio Peres nesta sexta-feira

Tânia Cavalheiro encarna Diamantina Foto: Divulgação
Tânia Cavalheiro encarna Diamantina Foto: Divulgação

O monólogo A Fuga volta a ser encenado às 20 horas desta sexta-feira (17/9) no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). A entrada é franca. Com texto, direção e interpretação de Tânia Cavalheiro, a peça resgata a história verídica da gaúcha Maria Diamantina Farias Nunes (avó materna da autora), que, há um século, abandonou o marido violento levando oito filhos em um carro de boi.

Tânia conta que Diamantina tinha 25 anos e estava casada desde os 14 quando resolveu fugir de Santa Vitória do Palmar em direção a Rio Grande. Para transformar a façanha em peça, a autora levou um ano pesquisando a vida da avó, um exemplo para ela por ter desafiado a moral vigente em 1910 e escapado da violência doméstica. "A Fuga é uma forte história de luta, superação e amor", resume.

Além de Tânia, integram a equipe técnica do espetáculo Catarino Grosser (iluminador), Adriano Grosser (operador de luz) e Mariana Alencastro (tradutora de Libras). A temporada da peça no Teatro Glênio Peres termina em 24 de setembro, com apresentação também às 20 horas e entrada franca. Mais informações com Tânia Cavalheiro: (51) 3023-2868 e (51) 9316-4762.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Monólogo A Fuga volta a cartaz nesta sexta