Quinzena da Mulher

“A mulher deve ser sujeito da sociedade”, diz pesquisadora

Maria (de óculos) abriu o seminário  Foto: Caroline da Fé
Maria (de óculos) abriu o seminário Foto: Caroline da Fé

A necessidade de as mulheres unirem-se e assumirem seu papel de sujeito na sociedade para produzir mudanças e transformações foi a principal idéia defendida por Maria Benites, coordenadora científica do Doutorado Internacional em Educação da Universidade de Siegen (Alemanha). A psicóloga Argentina foi a primeira palestrante do seminário "As Mulheres nas Instituições Públicas", realizado nesta sexta-feira (9/3) pela Câmara Municipal de Porto Alegre em parceria com a Secretaria Municipal de Administração. O evento fez parte da Quinzena da Mulher promovida pelo Legislativo da Capital. A presidenta da Câmara, Maria Celeste (PT), e o vereador Dr. Goulart (PTB) coordenaram os trabalhos.

Maria Benites apresentou o painel "O Sujeito e o Objeto na Sociedade Moderna: o Papel da Mulher". “A mulher não deve se colocar no papel de vítima, mas unir-se, aliar-se para que ninguém mais a transforme em vítima”, disse. “Quando a mulher diz eu quero, eu posso, eu vou, nada pode vencê-la.” Maria lembrou que as Mães da Plaza de Mayo levaram 30 anos, mas conseguiram mandar para a cadeia os ditadores da Argentina, que perseguiram e mataram seus filhos. Segundo Maria, nesse processo de empoderamento, a participação da mulher na política e no âmbito público torna-se fundamental. “Uma sociedade não muda se não mudar as leis”, afirmou.

Na posição de sujeito da sociedade, a mulher precisa de um objetivo (objeto) fundamental, que, na opinião de Maria Benites, deve ser a criança. “Não se pode pensar em direitos das mulheres sem pensar no respeito aos direitos das crianças”, declarou. “Pensar na criança, dando-lhe educação, saúde e justiça, é investir no futuro.” Para ela, as mulheres devem transformarem-se em multiplicadoras desse pensamento como propulsor de mudança. Na sua opinião, a mulher tem sua parcela de responsabilidade na atual situação da humanidade. “A culpa maior é do homem, mas já pararam para pensar quem os educa?”, indagou. E brincou: “Se eu fosse a mãe do Bush, entraria na Casa Branca e diria: pára de fazer bobagem, menino!”

O seminário também teve a apresentação dos painéis "A Mulher na Teoria do Programa de Qualidade de Vida", com a secretária municipal de Administração, Sônia Vaz Pinto; "O Desenvolvimento do Programa de Qualidade de Vida (PQV) da Prefeitura Municipal: Ênfase Feminina", com o coordenador do PQV, Sérgio Rocha; "A mulher como Sujeito e Objeto do Sistema Único de Saúde Municipalizado", com o médico e vereador Dr. Goulart (PTB); "A Visão da Mulher quanto ao Trabalho no Poder Legislativo", com o médico chefe do ambulatório e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Câmara, Marcos Dias Ferreira.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)