Procuradoria da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Porto Alegre promove seminário no Dia Internacional da Mulher

Procuradoria Especial da Mulher promove Seminário
Procuradoria Especial da Mulher promove Seminário

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre promove o seminário “Mulheres em Foco: do Cuidado à Conquista de Espaços”. O evento acontece no próximo dia 8 de março, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, no Plenário Ana Terra, na sede do legislativo. A proposta é da Procuradora Especial da Mulher, a vereadora Fernanda Barth e reúne mulheres inspiradoras para trocas de conhecimentos e ideias. O evento é aberto ao público com entrada franca.

O encontro será mediado pela vereadora Fernanda Barth e dividido em três eixos. O primeiro vai debater a legislação de proteção à mulher e combate à violência: dados, resultados e desafios. As palestrantes desse tema são, a vereadora Comandante Nádia, a vereadora Mariana Lescano, a juíza Madgéli Frantz, do Tribunal de Justiça do RS, a delegada Vanessa Pitrez do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

No segundo eixo, chamado de saúde integral as palestras ficam com a vereadora Tanise Sabino e a psicóloga Cristina Wendt, debatendo sobre saúde mental e seus desafios.

No turno da tarde, a partir das 13h30, o seminário aborda o tema do protagonismo feminino, com uma mesa redonda com cinco convidadas, a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm, a vereadora Vera Armando, a secretária de Cultura de Porto Alegre, Liliana Cardoso, a secretária da Fazenda, Ana Pellini e a empresária Sabrina Rosa.

A tarde encerra com a mesa redonda de saúde integral, com sete convidadas, entre elas a médica Célia Lammerhirt, Luh Lisboa, Marcia Jacobsen, Joana Pagliarini e a médica Adriana Bolasell.

 

 

Confira o currículo das palestrantes:

Betina Worm

Vice-prefeita de Porto Alegre, é médica veterinária especialista em dermatologia animal e seguiu carreira militar como Tenente-Coronel.

 

Vereadora Mariana Lescano

Policial Penal há 10 anos, vereadora de primeiro mandato, conservadora, luta pela liberdade de viver, pensar e trabalhar.

 

Vereadora Tanise Sabino

Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela Unisinos e Especialista em Saúde Mental pela PUC.

 

Vereadora Vera Armando

Jornalista e publicitária de formação, mais de 30 anos de carreira na comunicação, vereadora de Porto Alegre, e integra a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana.

 

Ana Pellini

É mestre em Economia, atuou em cardos de liderança na União, Estado e Porto Alegre. Foi secretária de Meio Ambiente, Fepam e TJRS. Hoje, é secretária da Fazenda em Porto Alegre.

 

Liliana Cardoso

Secretária da Cultura e Economia e Economia Criativa de Porto Alegre, é declamadora, radialista e mestre de cerimônias. Foi vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS e Patrona dos festejos Farroupilha no RS e Porto Alegre, em 2021.

 

Vanessa Pitrez

Delegada da Polícia Civil do RS, especialista em Direito Público. Foi diretora da DHPP e atualmente dirige o DEIC. Também é professora de Direito Penal e coordenadora da Acadepol.

 

Madgéli Frantz

Juíza do Tribunal de Justiça do RS, especialista em violência doméstica e gênero. Coordena projetos de prevenção e reeducação, como o projeto Borboleta, premiado pelo Innovare.

 

Luh Lisboa

Especialista em Gestão Pública, coach de vida e terapeuta. É idealizadora do movimento Fibroempoderamento para mulheres com diagnóstico de Fibromialgia.

Palestra: O verdadeiro lugar da mulher com diagnóstico de Fibromialgia.

 

Cristina Wendt

Psicóloga, psicoterapeuta é especialista em neuropsicologia.

Palestra: saúde mental da mulher e seus desafios.

 

Márcia Jacobsen

Bióloga Sanitarista, Mestre e Doutora em Biologia, Gestora de PICS na Saúde Municipal da Saúde Porto Alegre. Palestra: A política das PICS no âmbito de Porto Alegre e os planos de expansão.

 

Sabrina Rosa

É empresária, CEO da De Sírius Cosméticos, mãe, esposa e mulher de garra. Formada em biologia, se especializou na área química e desenvolvimentos de cosméticos.

 

Celia Lammerhirt

Médica pela Furg, especialista em homeopatia e especialista em saúde pública e epidemiologia. Palestra: Os benefícios da homeopatia na menopausa.

 

Grace de la Rocha

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura portuguesa e ocidental. É instrutora de etiqueta social. Palestra: Dicas para bom convívio social e profissional.

 

Joana Pagliarini

Professora, hortoterapeuta e mentora. Criou o método AEDOCAR, utiliza a arteterapia e hortoterapia para promover o estado de presença,  autocuidado, autognose e espiritualidade.

Palestra: Fitoterapia uma abordagem para a saúde da mulher.

 

 

Cronograma:

9h – Abertura com a Vereadora Fernanda Barth

9h30 -

Eixo 1: Legislação de proteção à mulher e combate à violência: dados, resultados e desafios

Vereadora Comandante Nádia - Patrulha Maria da Penha

Delegada Vanessa Pitrez - DEIC

Juíza Madgéli Frantz – do Tribunal de Justiça do RS

Vereadora Mariana Lescano

 

11h - Eixo 2: Saúde Integral

Cristina Wendt - Saúde mental da mulher e seus desafios

Vereadora Tanise Sabino

 

12h as 13h30 - intervalo almoço

 

13h30 - Eixo 3 - Protagonismo Feminino

Apresentação Grace de la Rocha

Mesa redonda protagonismo feminino - 5 convidadas

Vice-prefeita Betina Worm, Liliane Cardoso, Sabrina Rosa, Vera Armando

 

15h30 - Mesa redonda de Saúde Integral - 7 convidadas

Célia Lammerhirt, Luh Lisboa, Marcia Jacobsen, Joana Pagliarini, Dra Adriana Bolasell,

 

17h encerramento