Consciência Negra

A Tradição do Bará do Mercado é atração nesta sexta-feira

Bará, orixá guardião  Foto: Divulgação
Bará, orixá guardião Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Porto Alegre apresentará o documentário A Tradição do Bará do Mercado, de Ana Luiza Carvalho da Rocha, às 20 horas desta sexta-feira (18/11) no Teatro Glênio Peres. Haverá debate com Mãe Norinha de Oxalá e sorteio de livros e CDs do filme. A sessão faz parte da programação da 27ª Semana da Consciência Negra e Ação Antirraciscmo, promovida até 20 de novembro na Casa. A entrada é franca.

O filme reúne relatos de sete religiosos de matriz africana sobre a crença de que, no centro do piso térreo do Mercado, foi “assentado” o orixá Bará, entidade que abre caminhos, guarda casas e cidades e representa trabalho e fartura. Assentar, para as religiões afro, significa fixar o orixá em um objeto por meio de ritual específico. Cultuada, essa peça teria sido enterrada onde os corredores do Mercado formam uma encruzilhada. O documentário ainda mostra as transformações da cidade do ponto de vista dos negros.

O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255) e conta com estacionamento fechado e gratuito. Informações com o coordenador do teatro, Rafael Baião: (51) 3220-4174 e 9321-2068.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)