CIDADE

Aberto o primeiro parklet do 4º Distrito em Porto Alegre

Real Fucking Burger instalou equipamento que melhora convívio entre as pessoas e traz mais segurança à região

  • Parklet do Real Fucking Burger é o 30º instalado em Porto Alegre
    Parklet do Real Fucking Burger é o 30º instalado em Porto Alegre. Foto: OAJ
  • Tiago Venturella Both, proprietário do Tiago Venturella Both, com o vereador Ramiro Rosário. Foto: OAJ
    Tiago Venturella Both, proprietário do local, com o vereador Ramiro Rosário. Foto: OAJ

O Real Fucking Burger inaugurou o primeiro parklet do 4º Distrito em Porto Alegre. O empreendimento, que fica na Avenida Polônia, nº 375, recebeu os primeiros clientes na nova estrutura no sábado, 16 de outubro. Entre eles, o vereador Ramiro Rosário, que auxiliou na tramitação da licença junto à EPTC. “Além de ajudar os negócios, esses equipamentos amplamente instalados na nossa gestão de 2017/2020 contribuem para humanizar as ruas trazendo mais movimento e segurança”, disse Ramiro. “Certamente este parklet vai servir de modelo e inspiração a outros negócios do 4º Distrito”, comentou. 

Esse foi o 30º parklet instalado em Porto Alegre. A maioria está no Centro e na Cidade Baixa. Tiago Venturella Both, proprietário do Real Fucking Burger, disse que o público tem elogiado bastante a iniciativa. "Nossos clientes gostaram dessa nova opção. Eles dizem que ficou bem mais confortável", afirma. Há outros dois parklets em tramitação na EPTC para serem instalados na Capital.

HISTÓRICO
Desde a gestão passada, a tramitação dos parklets em Porto Alegre foi facilitada. Antes, as autorizações percorriam várias secretarias e órgãos que tinham de dar um parecer técnico. A partir da mudança feita em 2019, somente a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é a responsável por receber as solicitações, realizar a tramitação do processo e proferir a decisão final referente aos projetos.

Conforme as regras estabelecidas, os custos financeiros referentes à instalação, manutenção e remoção do parklet, além de gastos relativos à alteração de sinalização viária ou a possíveis danos eventualmente causados a terceiros, são de responsabilidade exclusiva do permissionário.

A nova regulamentação incrementou a oferta de mais espaços de convivência na cidade. "Os parklets trouxeram um novo conceito para Porto Alegre, incentivando o convívio social e o embelezamento dos espaços públicos. Eles também colocam mais pessoas nas ruas e, por consequência, trazem mais segurança", explica Ramiro.

Os parklets são estruturas colocadas na lateral da via, geralmente ocupando o espaço relativo a dois veículos, podendo ser equipados com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas. 

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)