Artes Visuais

Acervo Independente expõe na Galeria Clébio Sória

Uma das pinturas de Cadu Peixoto Foto: Divulgação
Uma das pinturas de Cadu Peixoto Foto: Divulgação
O coletivo Acervo Independente, fundado e formado pelos jovens artistas Cadu Peixoto, Joana Burd e Priscila Kisiolar, apresenta a exposição Por Onde se Vai na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre. O trio, que, há 18 meses, compartilha o mesmo atelier em um casarão centenário da Rua General Auto, Centro Histórico, mostra trabalhos de pintura, escultura e fotografia. 

Cadu, Joana e Priscila contam que dialogam sobre conceitos de arte cotidianamente, buscando reafirmar a ideia do artista como agente de mudança. Como atestam, talvez as conexões entre eles não estejam na simples “digestão dos trabalhos”, de seus títulos e conceitos, “mas sim na subjetividade do ser e existir como artista e fundador de um espaço colaborativo”. Como definem, Por Onde se Vai é “uma transposição do que se rascunha no ateliê para o ambiente expositivo”.

As obras em exposição foram elaboradas com o uso de diversos recursos: pinturas em guache e tintas acrílica e a óleo, em tela ou sobre papel; fotos impressas em papel, mas com intervenções de materiais como areia, barbantes e palha; esculturas moldadas em peças de equipamentos tecnológicos, como teclado de computador, resina e argila. 

O coletivo

Cadu Peixoto – Nascido em Porto Alegre, é graduado pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Sua pesquisa explora as possibilidades do 2D e do tridimensional, especialmente pintura, desenho e gravura. Além das mostras realizadas no Acervo Independente, expôs no Coletivo Urban Arts, no Espaço Ado Malagoli (do IA/Ufrgs), no Petit Dali e na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre; no Memorial da América Latina (I Feira Independente Latino-Americana de Arte Contemporânea, em São Paulo); e na Gringa (Pelotas).

Joana Burd – Formada em Artes Visuais pela Ufrgs, concentra sua pesquisa no diálogo entre escultura, mídias digitais e tecnologia. Nasceu em Porto Alegre e morou nos Estados Unidos, em Israel e no Rio de Janeiro. Expôs no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói-RJ e Feira de Santana-BA) e no Exterior – em 2013, participou da coletiva MoMa Pop Rally: Abstract Currents, em Nova York. Em Porto Alegre, expôs no Ocidente, no Urban Arts, no Atelier Livre da Prefeitura e na Câmara Municipal (Salão de Artes de 2014), além do Acervo Independente.

Priscila Kisiolar – Diplomada pelo IA/Ufrgs, trabalhou nas exposições realizadas em 2013 no Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), localizado na Casa de Cultura Mario Quintana.  Atuou em curadorias na Usina do Gasômetro e no Acervo Independente, onde trabalha com a administração do espaço, produções e montagens. Seu foco de pesquisa é a fotografia – do 2D para o tridimensional. Tem exposições realizadas no atelier e nos espaços Ado Malagoli e Nato Henn, Galeria Bolsa de Arte, Urban Arts, Galeria Lunara, todos na Capital, e no Memorial da América Latina, em São Paulo.
   
Visitação

A exposição pode ser visitada até 31 de julho, das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Entrada franca. Apoio da Seção de Memorial e do gabinete do vereador Rodrigo Maroni (PCdoB). Informações: (51) 9600-8881, com Cadu Peixoto, e 3220-4318 (Memorial) ou pelo Facebook do Acervo Independente.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)