Plenária do Estudante

Adolescentes defendem projetos para melhorar cidade

Michele da Rosa pediu segurança Foto: Tonico Alvares
Michele da Rosa pediu segurança Foto: Tonico Alvares

Sete projetos de lei foram apresentados nesta segunda-feira (28/5) pelos 44 alunos de 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves que participaram da Sessão Plenária do Estudante, promovida pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Os adolescentes também assistiram a uma palestra sobre o papel dos três poderes, Legislativo, Judiciário e Executivo; visitaram exposições e o Plenário Otávio Rocha, onde os vereadores estavam reunidos. A atividade contou com a presença da vereadora Maristela Maffei (PCdoB).
 
A Plenária do Estudante segue os principais passos de uma sessão legislativa. Nos períodos de Comunicações e de Grande Expediente, Michele Santos da Rosa, 15 anos, e Fernanda Martins Silveira, 14, ocuparam a tribuna para expor a preocupação com a falta de segurança na Vila Santa Rosa, Bairro Rubem Berta, onde fica a escola.

“Quase sempre tem tiroteio entre gangues e isso nos prejudica muito porque os moradores não conseguem sair de casa com medo dos tiros”, lamentou Michele. “Onde moramos, a violência cresce a cada dia”, contou Fernanda. “Pode até ter policiamento, mas não é suficiente.” Na opinião das estudantes, a causa da violência está na falta de estudo e emprego.

Os projetos redigidos, discutidos e votados pelos estudantes reivindicam melhorias para as áreas de educação, segurança, direitos humanos, esportes, saúde, meio ambiente e lazer:

1 – Contratação de professores e técnicos para os laboratórios de informática e ciências da Escola Bento Gonçalves, que estão fechados, além de reformas e reforço na segurança para o colégio.
2 – Segurança em toda a cidade, com instalação de postos policiais e destacamento de viaturas, especialmente nos horários de entrada e saída das escolas.
3 – Punição dos policiais que recebem propina dos traficantes para deixar eles soltos e abusam do poder, prendendo pessoas sem provas de crimes e invadindo casas sem mandados de busca e apreensão.
4 – Organização de torneios e campeonatos esportivos nas vilas e espaços para a prática de esportes como forma de evitar que os jovens “entrem para o mundo do crime”.
5 –  Realização de concursos para médicos e enfermeiros e mais postos de saúde em comunidades carentes para evitar que crianças, idosos e adultos fiquem sem atendimento.
6 -  Criação de locais apropriados para a colocação do lixo recolhido nos bairros, evitando o acúmulo de dejetos nas ruas e calçadas, além da construção de espaços para a reciclagem dos resíduos.
7 – Construção de uma praça com quadra de esportes no terreno localizado atrás da Escola Bento Gonçalves, criação de áreas de lazer na Vila Santa Rosa e aproveitamento de espaços ociosos. 

A Plenária do Estudante é voltada para alunos de 7ª, 8ª e do Ensino Médio. Inscrições e agendamento de escolas pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)