Educação política

Estudantes criam oito projetos para melhorar a cidade

Jovens simularam sessão de vereadores Foto: Leonardo Contursi
Jovens simularam sessão de vereadores Foto: Leonardo Contursi

A Escola Municipal Ildo Meneghetti, do bairro Rubem Berta, participou, nesta segunda-feira (27/8), da Sessão Plenária do Estudante, promovida pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre. Reunidos na sala 301 e depois no Auditório Ana Terra, 33 alunos da 8ª série apresentaram oito projetos com sugestões de melhorias para a Capital. O grupo também visitou o Plenário Otávio Rocha, onde os vereadores estavam reunidos. 

Os oito projetos criados pelos estudantes contêm propostas para as áreas de transportes, lazer, educação, cultura, saúde, meio ambiente e formação profissional:

SOM – Proíbe a audição de música em alto volume dentro do transporte coletivo para não incomodar as pessoas. Se o passageiro não atender ao pedido do cobrador para desligar o aparelho com som, será retirado do ônibus. De Ana Vitória Silva de Moraes, Bruno Navarro dos Santos, Carolina Silva Maciel e Deivid Pereira Baptista.

VIOLÊNCIA – Determina o reforço na segurança nas escolas, com um ou mais guardas municipais, e nas ruas para evitar assaltos, uso de drogas, sequestros e estupros. De Gabriela Quadros Rangel, Gabriela Tavares de Oliveira, Guilherme Ferreira Eleutério e Hyan Wagner Mônaco Nunes.

PRAÇAS – Pede a implantação de equipamentos de lazer nas praças e parques, mais limpeza nesses espaços e a criação de parques aquáticos. De Tauana Rodrigues, Jonathan de Menezes Souza, Maria Eduarda Tobias Teixeira, Myllena Ketlyn Varal Alberti e Bruna Ribeiro da Luz.

PROFESSORES - Determina a contratação de mais professores para as escolas até 12 de janeiro de 2013 para evitar a falta de aulas como as de Matemática. De Ingrid dos Santos, Ana Paula Garcia da Costa, Andréia Tainá Porto Gomes, Joicielle Correa Garcia e Sara Fernandes.

INGRESSOS – Solicita a redução do valor dos ingressos e maior divulgação dos eventos para aumentar a participação das pessoas nas atividades culturais. De Tauane Rodrigues Masud, Gabriele Prado Aguiar, Richard Moura, Paloma Cristina e Jean Ângelo Madeira.

POSTOS – Determina prioridade, nos postos de saúde, de atendimento a idosos, gestantes e deficientes e pede a contratação de mais médicos, prevendo multa de R$ 30 mil para os órgãos responsáveis que não cumprirem a lei. De João Vitor Quaresma Raul, Cristian Guterres e Igor Ribeiro Veiga.

AMBIENTE - Determina a formação de guardas ambientais para orientarem a população sobre como cuidar do meio ambiente, prevendo multa de, no mínimo R$ 50,00, a quem desacatar as orientações. De Gabriel Pereira da Rosa Dias, Diego da Silva Ferrarini e John Santos da Cruz.

CURSOS - Determina que todo jovem que concluir o Ensino Médio tenha direito a um curso profissionalizante que o encaminhe para um emprego. As empresas que não cumprirem a lei terão de pagar multa. De Maique Adrian Brião Gross, Mateus Dias Fernandes, Taylor Fernandes Cunha e Bruno Cláudio. 

Participação

Na atividade, os jovens também assistiram a uma pequena palestra sobre o papel do Legislativo, a história das eleições e a importância de exercer cidadania com o coordenador do Memorial, Jorge Barcellos. As escolas interessadas em participar da Plenária do Estudante devem entrar em contato pelos telefones (51) 3220-4187 ou 3220-4318.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)