Agafape pede apoio para transferência de sede
A Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos (Agafape) pediu da Câmara Municipal de Porto Alegre apoio para a transferência da sede para um espaço maior. Em reunião com o presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), na tarde desta terça-feira (10/3), Juracy Bizzi, presidente da Agafape, lembrou que a entidade atua em uma pequena parte do 6° andar da Galeria Malcon, através de concessão da Previdência Social para o Executivo municipal, onde cabem cerca de 35 alunos. Conforme Juracy, o 7° andar do prédio está desocupado.
O vice-presidente da Casa, vereador Adeli Sell (PT), sugeriu que a Câmara discuta com a Prefeitura formas de viabilizar a mudança da sede da Associação. Uma reunião entre Câmara, Agafape, INSS, Procuradoria Geral do Município e Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente, Coordenação Política e Governança Local deverá ser marcada para os próximos dias. Melo propôs ainda que a entidade se reúna com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS. Além disso, a Agafape deverá tratar com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), por intermédio da Câmara, questões relacionadas ao uso de transporte coletivo pelos alunos.
A Agafape foi fundada em 24 de junho de 1992 e é uma entidade sem fins lucrativos, partidários, raciais ou religiosos. A sede atual foi inaugurada no dia 12 de setembro de 1998. A Associação atende de segundas a sextas-feiras, das 14h30min às 18h, com aulas de arteterapia, artes plásticas, dança, música, teatro e trabalhos manuais. Em 2008, a Câmara aprovou projeto que declara de utilidade pública a entidade.
Asa Branca
A Associação de Moradores da Vila Asa Branca também esteve no Legislativo porto-alegrense na tarde desta terça-feira (10/3). Conforme o presidente Clóvis Welter, a comunidade pede que a Câmara faça reunião na Vila Asa Branca para esclarecer questões sobre obras de saneamento feitas pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Taidje Gut (reg. prof. 13614)