Comissões

Agentes de endemia podem receber vale-alimentação em janeiro

Vereadores Manfro, Raul e Oliboni com Casartelli e agentes de endemias Foto: Bolívar Abascal Oberto
Vereadores Manfro, Raul e Oliboni com Casartelli e agentes de endemias Foto: Bolívar Abascal Oberto

Na manhã desta terça-feira (21/12), durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) na Secretaria de Saúde da capital, o secretário Carlos Casartelli anunciou que em janeiro os agentes municipais de combate às endemias deverão ter o vale-alimentação incluído em seus contratos emergenciais. De acordo com a procuradoria da SMS, o adendo ao contrato é legalmente possível. "É meu compromisso garantir isso à categoria", afirmou Casartelli aos representantes dos 116 agentes existentes hoje no município.

De acordo com o presidente da Cosmam, vereador Aldacir Oliboni (PT), é uma vitória para a categoria que luta há muito tempo por essa reivindicação. "Saímos satisfeitos dessa reunião ao ver o esforço do secretário em atender a demanda", registrou o vereador.

Enfermagem

Além da reivindicação dos agentes de endemias, o secretário recebeu também uma comissão de técnicos em enfermagem que querem a contratação imediata dos 130 profissionais aprovados no concurso realizado em janeiro de 2009. Para tornar possível o aproveitamento destes servidores e qualificar o atendimento à população, a Câmara aprovou em outubro projeto de lei do Executivo que cria 188 cargos para a categoria.

Segundo Casartelli, os técnicos de enfermagem serão convocados em grupos de 30 a cada mês até completar o contingente de 130. "É preciso antes cumprir uma série de procedimentos administrativos antes de inserir o profissional no ambiente de trabalho", explicou. Acompanharam a reunião os vereadores Dr. Raul Torelly (PMDB) e Mário Manfro (PSDB).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Ouça:
Agentes de combate à dengue podem ganhar vale-alimentação