Plenária do Estudante

Alunos da Chico Mendes pedem ação contra frequentes tiroteios

Tamires discursou para os vereadores Foto: Mariana Fontoura
Tamires discursou para os vereadores Foto: Mariana Fontoura

A Sessão Plenária do Estudante desta quinta-feira (11/8) foi realizada com 23 alunos do 8º ano da Escola Municipal Chico Mendes. Na atividade, promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre no Auditório Ana Terra, os jovens apresentaram seis projetos com sugestões para os vereadores e o Executivo da cidade. Uma das propostas cobra o reforço no policiamento, com rondas e mais guardas escolares, além da criação de um posto policial. O objetivo é evitar os frequentes tiroteios que aterrorizam a comunidade do Bairro Mario Quintana.

O projeto que reivindica mais segurança foi apresentado pelo grupo formado por Brandon Menezes, Daniela Olmedo, Kamille de Azevedo, Marisol Ribeiro e Tainá Vargas. “Hoje em dia, está tendo muito tiroteio na frente das escolas do nosso bairro”, atestaram na justificativa do projeto. Em visita ao Plenário Otávio Rocha, Brandon e uma colega de outro grupo, Tamires Rafaela Roliano, ocuparam a tribuna para defender o reforço no policiamento. “Os brigadianos passam pelo bairro só para botar medo”, disse Tamires. “Sem segurança não dá para viver.”

Os outros cinco projetos apresentados pelos estudantes fazem sugestões para as áreas de cultura, esportes, saúde, transporte coletivo e meio ambiente:

- Criação da Escola de Talentos no bairro Mario Quintana, com aulas de música, dança e teatro. “Dessa maneira, crianças e jovens, em vez de estarem na rua, entrando para o mundo do crime, estariam aprendendo cultura e desenvolvendo sua criatividade”, afirmam os autores – Bruno Muller, Júlio César, Thainá Vargas e Thamires Rafaela.

- Construção de uma quadra poliesportiva aberta à comunidade no bairro Mario Quintana, onde serão promovidos campeonatos de vôlei, basquete e futebol para todas as idades. “No bairro não tem quadras disponíveis”, justifica o grupo formado por Andrion Ribeiro, Gleisson Alves, Lucas Marques e Lucas Rodrigues.

- Instalação de unidades de saúde 24 horas no bairro Mario Quintana, com mais médicos, fichas e medicamentos. Do grupo formado por Dhieniffer Souza, Francine Gonsalves, Paola Farias e Richard Lucas.

- Mais horários para os ônibus que servem o bairro Mario Quintana e passe-livre em um domingo por mês para possibilitar mais atividades de lazer. Do grupo formado por Josiane Azevedo da Silva, Larissa Roza e Sinue Fernandes.

- Limpeza e despoluição do Guaíba “para que todos possam desfrutar de atividades de lazer na orla” mais campanhas e mutirões de limpeza dos valões e do Riacho Ipiranga, além dos esgotos, para evitar a poluição do Guaíba. De Aline Santos, Daniela Douglas da Silva, Pamela Mendes e Patricis Saraiva da Silva. 

Além de criar e votar projetos e de visitar o Plenário Otávio Rocha durante a sessão dos vereadores, os estudantes da Escola Chico Mendes puderam assistir a uma palestra sobre inclusão escolar. A presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT), e vereadores participaram da atividade.

A Plenária do Estudante é um dos projetos educativos oferecidos pelo Memorial da Câmara. Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)