Alunos de escolas especiais expõem na Câmara
Os vereadores que compõem a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre participaram hoje (3/10) da abertura da exposição de fotografias Imagens, leituras e produção de saberes da Rede Municipal de Ensino. A mostra é uma iniciativa da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e tem o apoio da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura instalada na Câmara Municipal, com a exposição de trabalhos de alunos das cinco escolas especiais do Município.
De acordo com a coordenadora dessas escolas, Viviane Loss, o objetivo é mostrar que a leitura, na contemporaneidade, renova-se e adquire novas formas e sentido. A educação especial caracteriza-de pela organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras e possibilita o acesso ao currículo, à comunicação e aos espaços físicos, considerando a necessidade de cada aluno, promovendo a sua formação integral com vistas à autonomia e independência, disse na oportunidade Viviane Loss. Ela ressaltou ainda que o objetivo é construir, junto com professores, alunos, pais, servidores e membros de movimentos sociais, uma cultura de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.
A abertura do evento foi coordenada pelo Memorial do Legislativo. Na oportunidade, a secretária da Smed, Cleci Jurach, fez questão de enfatizar que essas crianças, portadoras de necessidades especiais, estarão sempre em seu coração. Estarei sempre junto de vocês, apoiando no que for necessário, prometeu. O presidente da Cece, DJ Cassiá (PTB), reconheceu o trabalho e dedicação dos professores. São verdadeiros guerreiros e de fundamental importância para essas crianças. Também elogiou o trabalho da secretária da Smed. O Brasil precisa de mais Cleci Jurach, disse o vereador.
Para a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), que é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, o ato da leitura é mais que ler livros. Também fazemos leitura quando admiramos uma imagem ou batemos uma foto. Sofia Cavedon (PT) considerou o momento importante, pois, na sua opinião, reforça a necessidade de se manter as escolas especiais. Essa exposição reforça o trabalho que vem sendo feito por esses professores tão dedicados e mostra a trajetória de atividade desenvolvendo várias formas de falar com o mundo. O vereador Tarciso Flecha Negra (PDT) também reconheceu a importância da iniciativa.
Os trabalhos ficarão expostos no saguão do Salão Adel Carvalho da Casa até o dia 13 de novembro. Durante esses dias, vários eventos estarão sendo realizados. Mais informações poderão ser obtidas na Biblioteca da Smed pelo telefone (51) 3289-1853.
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leia também:
Evento da Smed e do Memorial incentiva a leitura
Ouça:
Escolas especiais exibem produção fotográfica na Câmara