Plenária do Estudante

Alunos do Colégio Israelita criam projetos para a Capital

Projetos foram defendidos na tribuna Foto: Camila Domingues
Projetos foram defendidos na tribuna Foto: Camila Domingues

Vandalismo, falta de segurança, flanelinhas, moradores de rua, engarrafamentos, desrespeito às leis de trânsito, deficiências no transporte coletivo e falta de iluminação foram alguns problemas urbanos citados pelos 54 alunos da 7ª série do Colégio Israelita Brasileiro que participaram da Sessão Plenária do Estudante nesta segunda-feira (27/10). Durante a atividade, realizada no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, os adolescentes apresentaram 21 projetos com sugestões de melhorias para a Capital.

Os estudantes também visitaram o Plenário Otávio Rocha, onde os vereadores estavam reunidos em sessão, e assistiram a uma performance dos estudantes de Artes Plásticas e Filosofia Rodrigo Proensa e Gabriela Simões. A Plenária contou com as participações dos vereadores Professor Garcia (PMDB) e Sofia Cavedon (PT).

As propostas

1. Empregar os flanelinhas como funcionários públicos para exercerem sua atividade de forma organizada - de Laura Sibemberg, Letícia Bizzi e Marina Medeiros.

2. Construir mais postos da Brigada Militar - de Rachel Kruchin, Rafael Eilberg, Leonardo Vissoky, André Stanton.

3. Asfaltar as ruas do Bairro Jardim Botânico - de Paula Pinheiro, Mauro Miltzman e Lúcio Hauser.

4. Criar albergues com maior capacidade, conforto e três refeições, além de frentes de trabalho para os moradores de rua - de Bruno Bonatto, Camila Fridman, Luiza Nagelstein e Milena Stivelman.

5. Criar rotas alternativas às avenidas principais e mais perimetrais e viadutos para reduzir os engarrafamentos - de Gustavo Soroka e Ricardo Belo.

6. Alargar ruas e avenidas e melhorar a estrutura das paradas de ônibus e da sinalização no Bairro Azenha - de Matheus Medeiros Baptista.

7. Reforçar policiamento e instalar câmeras de vigilância no Bairro Bela Vista para coibir as pichações, além de pintar fachadas com tinta antipichação - de Ariela Kessler, Luiza Jawetz, Thaís Dorfmann e Débora Gontow.

8. Aumentar iluminação nas ruas e avenidas e reforçar policiamento - de Amanda Magdaleno, Jéssica Epsztein e Mariana Wofchuk.

9. Reforçar segurança e vigilância para evitar a destruição do patrimônio público, como orelhões, latas de lixo e luminárias - de Débora Lewgoy.

10. Instalar câmeras de vigilância no Bairro Mont´Serrat para flagrar os pichadores - de Gabriela Boithmann, Jayme Jovegelevicius, Matheus Nardi e Renata Schuchmann.

11. Aumentar a fiscalização, com instalação de pardais e lombadas, e punir os motoristas que desrespeitam os limites de velocidade no Bairro Petrópolis - de Pedro Tesler de Souza, Juliano Furtado e Rodrigo Fridman.

12. Aumentar o efetivo da Brigada Militar e criar posto policial no Bairro Bom Jesus - de Mozart Joss e Efraim Ficher.

13. Criar posto de policiamento no entorno do Hospital Conceição, no Bairro Cristo Redentor, para inibir freqüentes assaltos e roubos de carros - de Eduardo Boaz e Leonardo Silberfarb.

14. Limpar ruas e esgotos do Bairro Passo D´Areia e aumentar fiscalização para evitar que a população jogue lixo nos bueiros - de Elisa Schames, Natália Burd e Bárbara Bernardes.

15. Revisar os esgotos do Bairro Boa Vista de dois em dois anos para evitar o mau cheiro, principalmente na Rua Anita Garibaldi - de Ariel Treiguer.

16. Transferir os moradores de rua para albergues e matriculá-los em cursos profissionalizantes - de Matheus Huster e Yasmin Stivelman.

17. Oferecer mais linhas de ônibus e táxi-lotação para atender o maior número de ruas possível do Bairro Três Figueiras - de Marina Tabasnik, Laura Gus e Lila Telischewsky.

18. Dotar a Brigada Militar de mais policiais e viaturas para atuarem, principalmente, à noite - de Andressa Lacerda e Nicole Nemetz.

19. Coibir o roubo de fios no Bairro Ipanema, que provoca falta de energia e de luz - de Fernando Ratzkowski e Marcelo Meirelles.

20. Realizar plebiscito, obrigatoriamente, sempre que houver uma proposta de cercamento de parques e praças - de Gadiel Najmanovich, Júlia Piantá e Rafael Gensas.

21. Pintar com tinta antipichação os patrimônios público e privado do Bairro Rio Branco e reforçar policiamento para evitar esse crime - de Ana Luísa Galperim, Carlos Baron, Gustavo Soibelman e Mauro Pacionik.

Organizada pelo Memorial da Câmara, a Plenária do Estudante destina-se a alunos de 7ª e 8ª séries e do Ensino Médio. As escolas interessadas em participar da atividade devem entrar em contato pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)