Plenária do Estudante

Duas turmas do Israelita sugerem soluções para bairros

56 alunos participaram da sessão Foto: Lívia Stumpf
56 alunos participaram da sessão Foto: Lívia Stumpf

Duas turmas de 7ª série do Colégio Israelita Brasileiro participaram, na tarde desta segunda-feira (22/11), da Sessão Plenária do Estudante da Câmara Municipal de Porto Alegre. Orientados pelo coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos, e o professor Ricardo Martinez Fortes, da escola, os adolescentes sugeriram soluções para problemas que prejudicam os bairros onde moram, como falta de segurança e iluminação, tráfico de drogas, calçadas malconservadas e engarrafamentos.

Além de atuarem como vereadores, os alunos puderam assistir a uma parte da sessão ordinária, no Plenário Otávio Rocha, e visitar os principais espaços da Câmara. Eles também tiveram oportunidade de conversar com a vereadora Sofia Cavedon (PT), que destacou a importância de o Colégio Israelita incentivar o interesse das crianças e jovens pela política e a cidadania. "Quando as escolas participam, a democracia se fortalece", disse. 

As propostas

Os alunos das turmas 71 e 72, de 12 e 13 anos, sugerem ao Executivo melhorias para os seguintes bairros:

SANTANA
- Construir albergues e abrigos públicos para os moradores de rua "para proporcionar-lhes uma vida mais digna, com comida, roupas, cama, etc, e que sejam tratadas suas doenças". De Bernardo Keunbecke Igor, Felipe Nemetz e Vitor Tessler de Souza, de 13 anos.
- Liberar mais verbas para equipar o trabalho da polícia com objetivo de impedir assaltos, roubos e tráfico de drogas. De Matheus dos Santos Ribeiro, Vinícius de Moraes Vieira e Rafael Schujmann.

PETRÓPOLIS
- Fiscalizar os edifícios que estão sendo construídos para evitar o "rebaixamento do lençol freático e a desregulação do saneamento básico e da rede de esgoto". De Alan Meyer, Bernardo Press, Eduardo Oliven, Júlia Schendel, Nathália Meneghini e Pietra Brum.
- Dotar o bairro de mais iluminação, policiamento e instalação de câmeras de vigilância nas ruas próximas à Avenida Protásio Alves para coibir os assaltos a mão armada e os furtos de carros. De Aline Zimerman, Betina Miltzman, Daniel Fridman, Daniela Friedman, Marcelo Bizzi e Yasmin Gendelmann. 

SANTA CECÍLIA
- Criar uma campanha de conscientização dos moradores e fiscalizar as condições das calçadas. No bairro, há "descuido dos calçamentos", asseguram os alunos Sabrina Gitz, Mariana Naiditch de Souza, Júlia Guimarães Rocha, Juliana Katz e Mariana Tebacker Pacheco.
- Instalar paredes com isolamento acústico nos prédios públicos do bairro para reduzir a poluição sonora, que tem prejudicado muitas pessoas que moram próximo às avenidas e ruas movimentadas. Criar uma campanha nas escolas e propagandas para conscientizar para a importância de ter paciência no trânsito. De Camila Silva Souza, Luiza Peglow Schafirowitz e Paula Garbaski.

BELA VISTA
- Instalar semáforos e construir um túnel na rótula entre as avenidas Nilópolis e Nilo Peçanha para evitar engarrafamentos. De Felipe Rosenberg Tebaldi, Sílvia Levenfuss, Isadora Camargo, Pedro Knijnik e Rebecca Finkler Schneider. 
- Criar uma via alternativa à Rua Vicente da Fontoura e fazer melhorias na rótula da Nilo Peçanha. De Fábio Turkienicz, Gabriel Sukster, Pedro Rubim e Rodrigo Sprinz.

TRÊS FIGUEIRAS
- Aumentar o tempo do semáforo de conversão da Avenida Nilo Peçanha para a Manuel Gonzaga para evitar os engarrafamentos nos horários de chegada e saída do Colégio Anchieta. Melhorias na Rua Carlos Huber, onde fica o Colégio Farroupilha. De Eduardo Almalet Kompinsky e Ricardo Lerrer Denardin.
 
VILA ASSUNÇÃO/IPANEMA
- Dotar de segurança diurna e noturna a orla do Guaíba para possibilitar que seja mais bem aproveitada pelas pessoas e coibir o tráfico de drogas e assaltos. Oferecer aluguel de bicicletas e espaços para prática de esportes na orla, praças e parques. De Brunno Villela, João Pedro Matielo, Rafael Russowsky e Sofia Lerrer.
- Dobrar a fiscalização e o policiamento no bairro Ipanema para aumentar a segurança e evitar invasões de terrenos. De Alexandre Aranovich, Leonardo Mester Furtado e Marco Bernardi.

MENINO DEUS
- Instalar mais postes de luz e cobrar mais responsabilidade da fiscalização da CEEE sobre a manutenção de lâmpadas queimadas para dar mais segurança aos moradores do bairro. De Ricardo Augusto Cytryn e Angel Gabriel Arieta.

BOM FIM
- Resolver os problemas de encanamento, de falta de água e no esgoto no bairro por meio de fiscalização, obras e campanha. De Theo Wolff Correa e Melissa Lopes Chassaveimais.
- Diminuir o tamanho dos postes (pela Smov) para que os galhos das árvores não interfiram nos fios, evitando as quedas de luz. A Smam deverá fazer a poda racional das árvores do bairro. De Vitória Castro e Rafaela Friedman.

MONT"SERRAT
- Colocar mais azuizinhos para evitar os estacionamento irregular e alargar ruas no bairro para evitar os constantes engarrafamentos. De Ariel Sigal Barkan e Bruno Pinheiro Milnitsky.

CHÁCARA DAS PEDRAS
- Colocar mais iluminação no bairro com aceleramento do Projeto Reluz também no bairro. Aumentar a fiscalização da CEEE. Com mais iluminação, os moradores se sentirão mais protegidos contra assaltos e homicídios. De Alex Goldman Ruwel e Rafaela Kijner.  

Inscrições

O projeto Sessão Plenária do Estudante é desenvolvido pelo Memorial da Câmara e se destina a turmas de alunos de 7ª série em diante. Para agendar participação, basta a escola interessada entrar em contato pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318 ou pelo e-mail memorial@camarapoa.rs.gov.br

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)