Plenário

Ampliada renovação de licença para atividades econômicas

Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Leonardo Contursi
Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
Os vereadores aprovaram, na sessão plenária desta segunda-feira (15/9), o projeto do vereador Idenir Cecchim (PMDB) que altera a Lei Complementar nº 554, de 11 de julho de 2006. A LC dispõe sobre a renovação da Autorização para o Funcionamento de Atividades Econômicas no Município, que tem vigência de um ano e seis meses e deve ser expedida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

A alteração aprovada permite que a licença possa ser renovada "por iguais e sucessivos períodos, desde que comprovado o prosseguimento da regularização da atividade ou do imóvel". Até agora a renovação podia ser feita, no máximo, mais duas vezes. De acordo com Idenir Cecchim, a alteração visa a adequar a legislação vigente à realidade do processo de licenciamento realizado pelo Executivo Municipal, "uma vez que a regularização de um imóvel, desde a sua solicitação até a obtenção da competente carta de habitação, tem levado muitos anos".

Cecchim observa que o empreendedor, na maioria dos casos, fica privado de desenvolver suas atividades enquanto espera pela conclusão do processo de regularização. "Assim, atendidos os requisitos para o licenciamento provisório, não se justifica que, após duas renovações, o empreendedor deixe de operar enquanto aguarda o andamento da regularização."

Texto e edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)