André Veiga é Cidadão de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta sexta-feira (6/5) o título de Cidadão ao administrador de empresas André Luis Haide Veiga. A distinção, proposta pelo vereador Moisés Barboza (PSDB), foi entregue em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha e conduzida pelo presidente da Casa, vereador Idenir Cecchim (MDB).
Moisés Barboza destacou o trabalho liderado por Veiga na Kinder. Segundo o vereador, é impossível conhecer o trabalho do homenageado e não ficar tocado. "O que ele faz pelas crianças de Porto Alegre é essencial. É alguém que abdica de seu tempo de estar com a família, de suas atividades particulares, para cuidar de crianças e jovens atendidos pela Kinder."
O vereador acrescentou que os "malucos do bem", grupo de pessoas que presta serviços sociais de forma voluntária, valorizam o chamado terceiro setor. E este setor, ressaltou ele, é muito bem representado por instituições como a Kinder. "Homenagear pessoas como o André é o mínimo que a cidade pode fazer por alguém que faz tanto pelas crianças de Porto Alegre."
Veiga fez um breve histórico da Kinder Centro de Integração da Criança Especial, criada há 44 anos, pela fisioterapeuta Bárbara Fischinger. "O poder de transformação de vida das pessoas deficientes é obtido com trabalho árduo de mais de 50 pessoas inspiradas pelo exemplo de Bárbara."
Para o homenageado, a distinção hoje concedida pela Câmara "só poderia ser uma coisa de maluco". Referindo-se a Barboza, lembrou que o vereador adotou a Kinder assim que a conheceu. Acrescentou, porém, que todo o trabalho feito até aqui não é suficiente, porque "sempre há algo mais a fazer". Ressaltou que traz consigo a obsessão em tornar a sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. "Levo para casa este título não com vaidade, mas como instrumento de reflexão sobre a humildade, pois sou apenas um servo reencarnado para melhorar."
História
Natural de Porto Alegre, Veiga nasceu em 1958. Formou-se em Administração de Empresas na Faculdade São Judas Tadeu em 1990. Trabalhou em empresas como a Kepler Weber, Sodimex e Eurocapital. Desde 2017 é diretor executivo da Kinder Centro de Integração da Criança Especial, entidade filantrópica, fundada em 1988, que educa, reabilita e habilita mais de 300 bebês, crianças e adolescentes com deficiências múltiplas.
.