Anunciado edital para a construção de 150 casas populares na zona Sul
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) recebeu, nesta terça-feira (29/5), os ex-ocupantes do Conjunto Habitacional Atílio Superti. A comunidade procurou a comissão para obter esclarecimentos sobre a construção das casas no Loteamento Edgar Pires de Castro, 5.060, para onde devem ser reassentadas 1.200 famílias.
No encontro, as lideranças criticaram a demora por uma solução e lamentaram as ausências de representante da Caixa Econômica Federal e do Ministério Público Estadual. O líder comunitário Maurício Melo lembrou que há nove anos aguardam por suas casas.
Melo ainda destacou que o Estado adquiriu uma área de 13 hectares, que foi dividida em cinco quadras para projetos de moradia popular. Observou também que a Prefeitura já realizou a infraestrutura, mas que ninguém sabe informar quando as construções serão iniciadas. Ooutra reivindicação foi a de que algumas unidades disponíveis na Restinga devem servir para o assentamento dessas famílias.
Edital
O Chefe de Gabinete da Secretaria de Habitação, Saneamento de Desenvolvimento Urbano (Sehadur), Nasson SantAnna, explicou que há dificuldades em conseguir empresas dispostas a construir para a Faixa Um, cuja renda vai de zero a três salários mínimos, mas anunciou que em até 15 dias será relançado um edital para uma das quadras, para onde estão previstas 150 unidades. Adiantou que, após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, o prazo para a construção é de 15 meses.
O presidente da Cuthab, vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), disse que a comissão vai acompanhar de perto o processo de licitação. Informou que após a análise das notas taquigráficas, será elaborado um documento a ser entregue ao prefeito e ao governador. A comissão também irá pedir ao Demhab uma solução urgente para 60 famílias que moram em situação de risco às margens de um arroio no bairro Campo Novo. A reunião foi realizada no Plenário Ana Terra e contou, ainda, com as presenças dos vereadores Adeli Sell (PT) e Alceu Brasinha (PTB).
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)