PLENÁRIO

Aprovada a privatização da Carris

  • Manifestação contra a privatização da Carris, realizada pelos funcinários da empresa, municipários e movimentos sociais.
    Trabalhadores se mobilizaram contra a proposta desde o início da tarde (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Transporte Público. Mobilidade Urbana. Ônibus. Trânsito. Tarifa. Carris. Ruas e avenidas. Loureiro da Silva. Paradas de Ônibus. Usuários. Passagens. Acessibilidade. Motoristas e cobradores. Consórcios. Cidade de Porto Alegre. SFCMPA
    Prestes a completar 150 anos, a empresa é a mais antiga em atividade no país (Foto: Leonardo Contursi)

Os vereadores aprovaram, na noite desta quarta-feira (8/9) em sessão que durou mais de oito horas, o projeto que autoriza o município a transferir a propriedade, seja através de venda, troca ou doação, da Companhia Carris Porto-Alegrense. Foram 23 votos favoráveis e 13 contrários à medida. Pela lei, a prefeitura pode, também, ceder, no todo ou em parte, sua participação na sociedade, o controle de ações na bolsa de valores, seu poder de decidir em nome dela e de escolher quem vai comandar a empresa, transformar, fundir, dividir, fatiar, incorporar, liquidar, dissolver, extinguir ou desativar a companhia. Tem o direito, inclusive, de aceitar ser substituída, na hora de gozar de algum benefício ou receber algum crédito proveniente de algum financiamento. O governo explicou que o envelhecimento da população e o consequente aumento do número de pessoas que não pagam a passagem, o surgimento do modelo de transporte por carros de aplicativos e a pandemia contribuíram para agravar a crise no setor. Considera que os aplicativos não prejudicaram os ônibus apenas em função da concorrência direta, mas que, como trabalham praticamente só em trechos curtos, eles acabaram também corrompendo a lógica através da qual as viagens mais curtas compensavam os gastos maiores para levar a população mais pobre - que costuma morar mais longe - a distâncias maiores. O número de passageiros nos coletivos, informa, caiu 25% em apenas quatro anos. Desta forma, argumenta, forma-se um círculo vicioso: a existência de menos pagantes aumenta os preços, preços mais altos diminuem a procura pelo serviço e assim por diante.  A prefeitura entende que a solução para o desafio que está posto passa pela necessidade de se buscarem outros valores e fontes de ganho além do recolhido na roleta. O dinheiro pode vir, defende, da revisão dos critérios para permitir que as pessoas não paguem passagem, da redução gradual no número de cobradores e da renúncia por parte dos governos federal e estadual aos impostos que incidem sobre a tarifa. O governo pensa que todo este cenário acaba tendo um impacto maior na Carris, já que, em sua opinião, esta empresa tem uma capacidade de adaptação e resposta a esta nova realidade muito menor do que a necessária. Informa que, mesmo antes da Covid-19, a empresa já tinha custos superiores aos suportados pela tarifa. Só no ano de 2019, justifica, a prefeitura teve que repassar R$ 16,6 milhões para que a companhia pudesse conseguir pagar as despesas necessárias ao seu funcionamento. E é exatamente para acabar com a necessidade destas transferências é que se está pedindo licença aos vereadores para iniciar o processo de privatização. As oito emendas, todas da oposição, foram rejeitadas. 

Texto

Joel Ferreira (Reg. Prof.6098)

  • Ver. Moisés Barboza (PSDB) - projeto

  • Ver. Roberto Robaina (PSOL) - projeto

  • Ver. Airto Ferronato (PSB)

  • Ver. Bruna Rodrigues (PCdoB) - projeto

  • Ver. Pedro Ruas (PSOL) - projeto

  • Ver. Jessé Sangalli (Cidadania)

  • Ver. Matheus Gomes (PSOL) - Emenda 8

  • Ver. Leonel Radde (PT) - Emenda 8

  • Ver. Idenir Cecchim (MDB) - Emenda 8

  • Ver. Bruna Rodrigues (PCdoB) - Emenda 8

  • Ver. Pedro Ruas (PSOL) - Emenda 8

  • Ver. Claudio Janta (SD) - Emenda 7

  • Ver. Roberto Robaina (PSOL) - Emenda 7

  • Ver. Jonas Reis (PT) - Emenda 7

  • Ver. Pedro Ruas (PSOL) - Emenda 7

  • Ver. Roberto Robaina (PSOL) -

  • Ver. Jonas Reis (PT) - Emenda 6

  • Ver. Laura Sito (PT) - Emenda 6

  • Ver. Roberto Robaina (PSOL) - Emenda 5

  • Ver. Bruna Rodrigues (PCdoB) - Emenda 5

  • Ver. Matheus Gomes (PSOL) - Emenda 5

  • Ver. Pedro Ruas (PSOL) - Emenda 5

  • Ver. Aldacir Oliboni (PT) - Emenda 5

  • Ver. Daiana Santos (PCdoB) - Emenda 4

  • Ver. Karen Santos (PSOL) - Emenda 4

  • Ver. Leonel Radde (PT) - Emenda 4

  • Ver. Matheus Gomes - Emenda 4

  • Ver. Bruna Rodrigues (PCdoB) - Emenda 3

  • Ver. Jonas Reis (PT)

  • Ver. Karen Santos (PSOL) - Emenda 3

  • Ver. Daina Santos (PCdoB) - Emenda 2

  • Ver. Aldacir Oliboni (PT)

  • Ver. Matheus Gomes (PSOL) - Emenda 2

  • Ver. Leonel Radde (PT) - Emenda 2

  • Ver. Pedro Ruas (PSOL) - Emenda 2

  • Ver. Roberto Robaina (PSOL) - Emenda 1

  • Ver. Airto Ferronato (PSB) - Emenda 1

  • Bruna Rodrigues (PCdoB) - Emenda 1

  • Laura Sito (PT)

  • Pedro Ruas (PSOL) - Emenda 1

  • Ver. Daiana Santos (PCdoB)

  • Ver. Jesse Sangalli (Cidadania)

  • Ver. Jonas Reis (PT)

  • Ver. Matheus Gomes (PSOL)

  • Ver. Roberto Robaina (PSOL)

  • Ver. Cassiá Carpes (PP)

  • Ver. Felipe Camozzato (NOVO)

  • Ver. Laura Sito (PT)

  • Ver. Karen Santos (PSOL)

  • Ver. Leonel Radde (PT)

  • Ver. Bruna Rodrigues (PCdoB)

  • Ver. Aldacir Oliboni (PT)

  • Ver. Pedro Ruas (PSOL)