Plenário

Aprovada concessão do Título de Cidadão ao técnico Batista

Movimentações em plenário
Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, durante sessão ordinária desta quarta-feira (29/11), projeto de lei que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao professor de educação física e técnico de vôlei João Batista dos Santos. O título foi proposto pela Mesa Diretora.

Batista, como é conhecido, nasceu em 18 de outubro de 1939, em Santo Antônio da Patrulha. Em Porto Alegre, iniciou como professor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol em Belém Novo, atual Pedro Américo. Em 1966, ingressou como professor de Educação Física no Colégio Estadual Inácio Montanha. Por meio das observações durante as aulas e da grande procura pelo esporte, iniciou o treinamento de voleibol após as aulas, para meninos e meninas, três vezes por semana, até 1978, atuando não só como um profissional a serviço da educação mas também como um grande descobridor de talentos. 

Graças ao trabalho do professor, muitos alunos se destacaram no vôlei. O atual técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Renan Dal’Zotto, foi um dos muitos talentos descobertos por Batista. Em 2016, foi um dos escolhidos para conduzir a tocha olímpica pelas ruas de Porto Alegre. Atualmente, aos 78 anos de idade, atua como técnico de voleibol da equipe masculina do Colégio Militar de Porto Alegre. 

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)