Educação

Instalada Frente Parlamentar em apoio a trabalhadores de escolas

Lançamento da Frente Parlamentar de Apoio a Atividades, Profissionais e Serviços Complementares à Educação, da vereadora Karen Santos.
Karen Santos (PSOL) presidirá a Frente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na tarde de hoje (12/5), foi instalada na Câmara Municipal de Porto Alegrea a Frente Parlamentar em Apoio às Atividades Profissionais e Serviços à Educação. A proponente é a vereadora Karen Santos (PSOL), que presidirá a Frente.

Karen destacou a importância desta nova Frente Parlamentar para os funcionários das escolas municipais de Porto Alegre e para a discussão democrática de pautas referentes à cultura e lazer na educação. Segundo a parlamentar, a Frente é uma resposta articulada à chamada "lei da capelania".

“No dia 21 de outubro a gente se reuniu de forma virtual e aprovou uma moção de repúdio à lei da capelania, que foi aprovada aqui na Câmara. Dessa movimentação também surgiu um apontamento de uma indicação ao Executivo para regulamentação da lei federal 3.935 no município. Essa indicação foi aprovada no dia 25 de novembro. Nosso mandato realizou uma reunião na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CECE) no dia 9 de março também buscando dar corpo a essa indicação. 

Ela ressaltou que a frente vai cumprir o papel de articular todos os segmentos que lutam pela implementação da lei. “A gente ampliou aos serviços profissionais complementares de educação justamente porque se trata da necessidade imediata do psicólogo, da assistente social. Mas também a gente está junto com isso na batalha contra a terceirização, pela dignidade, pelo trabalho das higienizadoras, das merendeiras e das trabalhadoras da limpeza”. Karen afirmou que a frente também exerce um suporte político para as trabalhadoras, pois as suas categorias não possuem sindicato.

Objetivo

A nova Frente Parlamentar pretende avançar nas discussões referentes aos profissionais de apoio, como da limpeza e cozinha, que apesar de contribuírem paras as escolas e alunos, sofrem com contratos precários e sonegação de direitos. Visa também a lutar pela contratação de profissionais de psicologia e assistência social nas escolas do município e se propõe a discutir sobre a cultura. A frente irá se debruçar e auxiliar na efetivação de novidades dessa natureza, aproximando a comunidade escolar de professores, servidores, técnicos, administrativos e educadores e educadoras culturais e sociais. 

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)