Plenário

Aprovada educação sobre bem-estar animal nas escolas públicas

Presidente em exercício Lourdes Sprenger participa do ato de lançamento do edital do termo de colaboração para gerenciamento da Unidade de Saúde Animal Victória.
Vereadora Lourdes Sprenger (MDB) é a autora do projeto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quinta-feira (16/12), projeto de lei da vereadora Lourdes Sprenger (MDB) que prevê a inclusão de diretrizes dos direitos e bem-estar animal nas disciplinas das instituições de ensino das escolas municipais. De acordo com a parlamentar, o conteúdo deverá ser aplicado como tema transversal, o que significa a possibilidade de que as matérias relacionadas à causa animal poderão ser incluídas nas diversas disciplinas, conforme o conteúdo proposto pelos professores a ser estudado pelos alunos. Emenda aprovada junto ao projeto trocou a obrigatoriedade pela sugestão de inclusão do tema nas disciplinas escolares.

A vereadora se baseia na transversalidade de temas propostos pelo Ministério da Educação (MEC) para propor a inclusão. “É importante frisar a importância do convívio e do respeito com os demais seres vivos, bem como com os animais de modo geral. Dessa forma, os temas transversais são assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas, sim, por atravessarem todas elas, como se a todas fossem pertinentes”, diz Lourdes na justificativa do seu projeto.

A violência e a prevenção de doenças entre os animais são enfoques que, segundo a vereadora devem ser tratados no currículo das escolas municipais. Para ela, os seres humanos precisam estar “preparados e atentos à crueldade contra os animais”, para fiscalizar o cumprimento de legislações em vigor.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:transversalidadebem-estar animal