Sessão Plenária

Aprovado projeto de quadra poliesportiva com acessibilidade na orla

  • Início das obras do Trecho 3 da Orla do Guaíba.
    Proposta determina construção de quadra esportiva adaptada a deficientes na orla (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • 37ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa. Na foto: vereador João Bosco Vaz
    Vaz é o autor do projeto (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade, em sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira (28/9), projeto de lei de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT) que pretende destinar, junto ao Trecho 3 da Orla do Guaíba, espaço para construção de quadra poliesportiva com acessibilidade adaptada para modalidades paradesportivas e para o lazer de pessoas com deficiência, assegurando que a população com deficiência também tenha um espaço adequado e destinado à inclusão esportiva. 

A revitalização do Trecho 3 da Orla do Guaíba, de acordo com Vaz, prevê uma intervenção entre a foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o Parque Gigante, na avenida Beira-Rio. O investimento, orçado em R$ 57,1 milhões, contempla a construção de 27 quadras (de futebol, tênis, vôlei de praia e tênis de praia), academia ao ar livre e uma pista de skate, considerada a maior da América Latina. “Contudo, analisando o Termo de Referência da obra, é possível verificar a ausência de um espaço adaptado, com acessibilidade, destinado às modalidades paradesportivas”, ressalta o parlamentar.

De acordo com o vereador, Porto Alegre possui tradição em promover políticas públicas a favor das pessoas com deficiência e não pode deixar de construir uma quadra poliesportiva adequada a essa parcela da população no local mais nobre e valorizado, em termos de convivência humana, da capital. “Entendo que é necessário corrigir esse equívoco do projeto, que, ao longo dos 1,6 km de revitalização, prevê, por exemplo, a construção de sete quadras de futebol society (com piso de grama sintética), mas não contempla uma área para as pessoas com deficiência”, pondera.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof.13688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)